Cidadeverde.com

Inflação reduz alta no acumulado em 12 meses a 6,22%, afirma IBGE

Imprimir
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,56% em janeiro, após alta de 0,50% em dezembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. 


No acumulado de 12 meses, no entanto, o IPCA avançou 6,22% no mês passado, mostrando arrefecimento pelo quarto mês seguido. Também é o menor número desde fevereiro de 2011, quando o indicador ficou em 6,01%.

Em dezembro último, o indicador fechou com alta de 6,50% no acumulado do ano, no teto da meta de inflação do governo, de 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Analistas ouvidos pela Reuters previam que o indicador teria alta de 0,55% em janeiro, acumulando em 12 meses alta de 6,2%, segundo mediana da pesquisa.

Segundo o IBGE, a alta de janeiro veio sobretudo dos preços dos alimentos, que subiram 0,86%, mas abaixo da variação vista em dezembro, de 1,23%. Já os preços das tarifas de ônibus urbano foram responsáveis pelo maior impacto individual do mês, com alta de 2,54%. 

Política monetária 
A perda de força na inflação corrobora a visão do Banco Central de que a inflação caminha para o centro da meta e, consequentemente, abre espaço para mais reduções na taxa básica de juros do país -hoje em 10,50% ao ano. O próprio presidente do BC, Alexandre Tombini, afirmou que há espaço para mais afrouxamento da política monetária do país.

Além disso, o BC também já deixou claro que busca uma Selic novamente a um dígito, patamar última vez visto em abril de 2010, quando estava em 9,50% ao ano.

Esta é a primeira divulgação dos índices de preços do IBGE com a nova estrutura de pesos, que incorpora os resultados dos gastos de consumo da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008/2009. 

Fonte: Uol
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais