Cidadeverde.com

MP-PI e prefeitura selam acordo sobre matadouro em Inhuma

Uma reunião entre promotoras com o prefeito de Inhuma, Doutor Moura, e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - Semar - definiu mudanças no matadouro da cidade no Sul do Piauí, inaugurado em 2010. A prefeitura se comprometeu a regularizar as instalações e atividades no local em um prazo de 90 dias.

Foto: Prefeitura de Inhuma

O acordo foi firmado na presença das promotoras Maria Eugênia Bastos, de Inhuma, e Denise Aguiar, do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente. Ficou definido que será feita uma barreira sanitária no local de acesso, para separar as pessoas e os animais destinados ao abate, além da instalação de pias com acionamento por pedal ou outro mecanismo que evite a contaminação das mãos. Além disso, as salas de abate devem ser adequadas para o tratamento de vísceras e outros. Um auxiliar e um médico veterinário também serão manditos para inspeções antes de depois do abate. 

A limpeza da área do matadouro, com a retirada de resíduos sólidos, material orgânico e a camada superficial do solo contaminada deverá ser feita em 30 dias. 

Para a Semar, as promotoras pediram cópia do licenciamento ambiental do sistema de coleta e tratamento de esgoto. Uma nova reunião será feita no dia 23 de março para discutir a disposição dos resíduos sólidos e a municipalização do trânsito. 

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais