Cidadeverde.com

Bebê sequestrado pela mãe é achado no Mato Grosso

Imprimir
Marcos Vinícius, o bebê raptado pela mãe, Aureane Barbosa, na última terça-feira, 14, do Lar da Criança, foi encontrado no Mato Grosso na tarde deste sábado, 18. A Polícia está providenciando agora o envio do mandado de busca e apreensão para que a criança possa retornar ao Piauí. O bebê está sob a guarda do Conselho Tutelar. 

Essa é a terceira criança recuperada em menos de 6 meses pela pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Todas foram encontradas em outros Estados. 


A mãe está presa, mas só existe mandado de busca e apreensão expedido em nome do bebê. Segundo o Chefe de Investigação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Joatan Gonçalves, a Delegacia Geral de Polícia do Piauí vai tentar junto ao plantão da Justiça um  mandado de busca e apreensão também para a mãe. 


Joatan Gonçalves, chefe de investigação

Ele informou ainda que uma equipe deve se deslocar até o Mato Grosso para cumprir o mandado de busca. 

Atualização às 18h21 

Assim que o rapto foi comunicado, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente iniciou um trabalho minucioso de investigação, deslocando equipes para os municípios de José de Freitas e Campo Maior, onde a acusada tinha parentes. Joatan Gonçalves disse que era preciso conquistar a confiança da família para obter informações que levassem ao paradeiro da acusada. 

Uma rede de informantes localizados nessas cidades e ainda no Mato Grosso, de onde a acusada teria retornado dois dias entes do rapto que aconteceu no dia 14 de fevereiro, foi fundamental para o desfecho do caso. 

"Obtivemos informações dos funcionários do Lar da Criança de que no domingo a mãe esteve na Instituição. Ela foi estudar uma forma de raptar a criança, fato que aconteceria na terça-feira, 14, dia da visita", explicou o chefe de investigação. 

Foi um informante que avisou sobre a chegada de Aureane ao Mato Grosso. Ela teria sido localizada pela Polícia Rodoviária do Estado, mas como não existia mandado de prisão contra ela, os oficiais nada puderão fazer. 

Ela foi encontrada na cidade de Pedra Petra e presa pelo cabo Lucas, da PM do Mato Grosso. O mandado de busca e apreensão da criança já foi enviado via fax e Marcos Vinícius está agora sob a guarda do Conselho Tutelar de Pedra Petra. 

O pedido de prisão preventiva da mãe foi indeferido pela justiça do Piauí, que encaminhou o processo para o Ministério Público porque entendeu que a mãe teria problemas mentais. Segundo Joatan Gonçalves a mãe deve ser liberada. A polícia tem 30 dias para concluir o processo. "Nosso prazo para concluir o caso é de 1 mês. Nos resta agora aguardar que o Ministério Público se manifeste contra ou a favor da prisão". 

Uma equipe deve se deslocar ao Mato Grosso para trazer o bebê de volta ao Piauí. 

Sana Moraes (especial para o cidadeverde.com) 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais