Cidadeverde.com

Garrincha fala de tradição e lembra histórias de carnaval em Teresina

Imprimir
O ex-presidente da Semel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) Deusdete Nunes, mais conhecido como “Garrincha”, esteve no Jornal do Piauí desta terla-feira (21) e falou da sua história nos carnavais em Teresina. Ele relembrou personagens marcantes e comentou da transição que o carnaval tem passado.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

Ele desfilou na escola Brasa Samba no ano de (1978) junto com a esposa, já falecida há 11 anos, dona Regina, como casal de mestre sala e porta. Juntos, também interpretaram os personagens Maria do Buchão e Zé Pé de Chinelo no programa de rádio “Um prego na chuteira”, na Rádio Difusora.

"O grande apogeu do carnaval de Teresina se deu nas décadas de 70 e 80. Antes era realizado no bairro da Vila Operária, zona Norte da capital, e passou a ser feito na avenida Frei Serafim.  Até então eram utilizados instrumentos de sopro, que foram substituídos por instrumentos de bateria das escolas de samba da atualidade como tambor, cuíca, tamborim, dentre outros", conta Garrincha.
 

O comunicador possui uma das colunas esportivas mais tradicionais do jornalismo piauiense. A "Um prego na chuteira" saiu das rádios e se tornou referencia na história da comunicação estadual, assim como o próprio Deusdete Nunes.

"A Nicinha é um personagem histórico do carnaval. Ela era uma pessoa muito alegre e estava presente em todas as festas e escolas. Ela dizia que era rainha do rádio, cinema e Televisão. Se fosse dizer pra ela o contrário ninguém conseguia convencer", conta Garrincha.

Garrincha na avenida.

Sobre transição do carnaval
“Este é um momento de reciclagem. Todas as pessoas envolvidas com o carnaval deveriam se juntar e procurar uma solução. Nós precisamos pular, nos divertir, pois estamos precisando porque estamos gordinhos. A prefeitura está procurando mudanças e isso é bom”, opinou.

Geísa Chaves (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais