Cidadeverde.com

TJ/PI lança concurso público para 148 juízes leigos e conciliadores

Imprimir
O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Edvaldo Moura, anunciou nesta quinta-feira (23) a realização de um teste seletivo público para 148 juizes leigos e conciliadores, para extinguir cargos comissionados. Na ocasião, o gestor afirmou que o acúmulo de atribuições no período eleitoral não interfere significativamente no trabalho dos juízes.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

Em entrevista ao Cidadeverde.com, o presidente da Associação dos Magistrados do Piauí (Amapi), José Airton Medeiros, disse que nas eleições, os juízes são responsáveis por mais de um município piauiense, o que eleva o nível de estresse e acumula processos. "Mas, quando o juiz quer trabalhar mesmo, isso não atrapalha. Quando se quer realmente trabalhar, se consegue fazer tudo", garantiu Edvaldo Moura.

Atualmente há no Estado 143 juízes e 98 zonas eleitorais. "Sempre foi assim, os juízes sempre ficaram responsáveis por mais de um município e isso não atrapalha, não há deficit de magistrados", disse o presidente do TJ. Ele acrescentou que a destinação de mais juízes para as zonas eleitorais está a cargo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).


O Concurso
A contratação de juizes leigos e conciliadores irá, segundo o gestor, extinguir os cargos comissionados que ainda existiam, tanto na capital como no interior. O edital com a definição das regras sairá nesta tarde.

O processo de seleção será realizado pela Escola da Magistratura do Piauí (Esmepi). As provas serão realizadas apenas em Teresina, no dia 25 de março deste ano.


Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais