Cidadeverde.com

Brasileira Adriana garante vaga olímpica na maratona

Imprimir
A brasileira Adriana Aparecida da Silva se classificou para a Maratona  dos Jogos Olímpicos de Londres neste domingo. Com a marca de 2h29min17s, seu recorde pessoal, a atleta terminou a Maratona de Tóquio na nona colocação e superou o índice de 2h30min07s para garantir a vaga no torneio britânico.


Adriana foi a melhor entre as maratonistas ocidentais na prova disputada no Japão e vencida pela etíope Atsede Habtamo com 2h25min28s (recorde do percurso). No masculino, o queniano Michael Kipyego ganhou com 2h07min37s, enquanto o ex-recordista mundial Haile Gebrselassie, da Etiópia, ficou em quinto lugar (2h08min17s).

Mais do que garantir a vaga em Londres, Adriana registrou o segundo melhor tempo da história de uma brasileira na maratona. A lendária Carmen de Oliveira é a única com uma marca melhor, 2h27min41s em Boston-1994. Além das duas, apenas Márcia Narloch também conseguiu correr abaixo dos 2h30min (2h29min59s em Hamburgo-2003).

A conquista da vaga olímpica é resultado da estratégia traçada pela atleta brasileira ao lado do técnico Cláudio Castilho. Como preparação, eles realizaram um período de treinando na altitude do balneário colombiano de Paipa e viajaram ao Japão com uma semana de antecedência para combater o fuso horário local.

Líder do ranking nacional da maratona nas temporadas de 2010 e 2011, Adriana Aparecida da Silva venceu a prova nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara-2011 com direito a recorde da competição (2h36min37s). Nas Olimpíadas, ela competirá com 31 anos.


Fonte: Gazeta
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais