Cidadeverde.com

Membros do Jet Club Teresina dão dicas de segurança sobre jet skis

Imprimir
Após os acidentes provocados por jet skis neste Carnaval, as regras para pilotar a embarcação foram modificadas e serão fiscalizadas mais intensamente pela Marinha. Os membros do Jet Club de Teresina, Gilberto Albuquerque e Genoíno Cavalcante deram algumas dicas de segurança ao vivo no Jornal do Piauí desta segunda-feira (27).


"Para pilotar um jet ski é preciso ter uma carteira de autorização náutica e usar colete adequado ao seu peso. Além disso, é essencial que o piloto mantenha a chave da embarcação presa ao pulso, porque quando ele cai na água, a chave sai do comando e o motor é desligado, evitando acidentes mais graves", explicou o médico Gilberto Albuquerque.

O membro do Jet Club acrescentou que o colete deve estar devidamente afivelado ao corpo. "Se o colete está preso, ele não sai se você cair na água", destacou. O médico citou ainda que há equipamentos como óculos de proteção e sapatilhas anti-derrapantes próprios para pilotos de jet skis.

Genoíno Cavalcante ressaltou que apesar de todo o equipamento disponível aos pilotos, para comandar a máquina é preciso ser maior de 18 anos. "Se não for, a embarcação pode ser apreendida pela Marinha e a pessoa pode nunca mais ter direito a pilotar um jet ski", explicou.

Os membros destacaram que o piloto deve manter o jet ski a pelo menos 200 metros da área de banhistas.

O integrante do clube também disse que todas as quintas-feiras a Marinha realiza provas em Parnaíba para avaliar os candidatos à carteira de habilitação da máquina. "Neste sábado teremos aqui em Teresina, no Iate Clube, uma palestra para explicar essas regras de segurança", finalizou.

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais