Cidadeverde.com

IBGE: Teresina tem o menor número de hospedagens da região Nordeste

Dos 5.036 estabelecimentos de hospedagem que o Brasil tinha no ano passado, 85,5% são de hospedagens com médio e baixo grau de conforto e qualidade de serviços, segundo levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgado nesta terça-feira.


Desse total, apenas 14,5% são de luxo ou superior/muito confortável, revelou a pesquisa. Ao todo, o país tem 373.673 leitos disponíveis, entre hotéis, motéis, pousadas, apart-hotéis, pensões e albergues.

O objetivo da pesquisa, informa o IBGE, é fornecer elementos para os gestores públicos adotarem políticas voltadas para a ampliação do setor, tendo em vista os grandes eventos que estão programados para o país nos próximos anos, principalmente a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

A pesquisa do IBGE apontou que há uma grande concentração de hospedagem em quatro capitais brasileiras, com destaque para São Paulo, que concentra 972 estabelecimentos, seguida de Rio de Janeiro (429), Salvador (358) e Belo Horizonte (291).

O menor número de estabelecimentos entre as principais capitais foi registrado em Porto Alegre, com 190 no total.

Em Teresina
De acordo com o levantamento, Teresina possui o menor número de estabelecimentos de hospedagem entre as capitais do Nordeste.A Pesquisa de Serviços de Hospedagem 2011 registrou a existência de 85 estabelecimentos em Teresina: 36 hotéis, 30 motéis, 12 pousadas, cinco pensões e um apart-hotel.

Nesses 85 estabelecimentos em Teresina, foram observados 2.998 unidades habitacionais (suítes, apartamentos, quartos e chalés) e 4.442 leitos.

Entre as capitais dos estados brasileiros, Teresina ficou à frente apenas de Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista, Macapá, Palmas e Vitória, quando o assunto é número de estabelecimentos de hospedagem.

Em todo o país, a Pesquisa de Serviços de Hospedagem constatou, em 2011, a existência de 5.036 estabelecimentos, que registraram um total de 250.284 unidades habitacionais (suítes, apartamentos, quartos e chalés) e 373.673 leitos.

O maior número de estabelecimentos foi registrado em São Paulo: 972 estabelecimentos, 54.065 unidades habitacionais e 73.488 leitos.

Da Redação
Com informações de Folha
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais