Cidadeverde.com

Rubinho sai da Fórmula 1 e vai correr na Indy

O recordista de participações na Fórmula 1 vai correr na Fórmula Indy em 2012. Dono de 11 vitórias, 14 poles, 68 pódios e dois vice-campeonatos na principal categoria do automobilismo mundial, Rubens Barrichello iniciará nesta temporada uma nova fase em sua carreira, mudando-se para os Estados Unidos. 


Ele disputará todas as corridas – inclusive as provas em circuitos ovais – na equipe KV, como companheiro de seu amigo de longa data, o baiano Tony Kanaan, que renovou por dois anos. O patrocínio para a nova empreitada será de uma empresa brasileira, a mesma que apresentou, no fim do ano passado, uma proposta para que o piloto seguisse na Fórmula 1 pela Williams.

- Primeiro, queria dizer que esta nova fase da minha vida é muito feliz. Era uma coisa que não era esperada. Quando o Tony me convidou para os testes, fui com uma cabeça aberta, para me divertir. Não tinha em mente o que viria acontecer nas próximas dez voltas. Foi um sentimento único, um carro diferente, que me adaptei rápido. Com o apoio da equipe e do Tony, que foi o grande motivo de eu estar aqui, aceitei o convite - disse Rubinho.

O envolvimento de Rubens com a Indy começou quando ele recebeu um convite de Tony, no fim de janeiro, para testar o novo chassi que a categoria adotará neste ano, o DW12, após sete anos utilizando o mesmo carro. A intenção, segundo eles, era ter a opinião de um piloto experiente como Barrichello na busca pelo melhor acerto da nova máquina. 

Rubens Barrichello vai disputar a temporada 2012 da Indy pela equipe KV (Foto: Divulgação/KV Racing)

Inicialmente programado para andar por dois dias no circuito de Sebring, nos Estados Unidos, Rubens fez também um terceiro dia de testes, quando foi o mais rápido da sessão.

Sem vaga na Fórmula 1 após a confirmação de Bruno Senna na Williams e diante do bom desempenho em seu primeiro contato com um carro da Indy, piloto e equipe deram início às negociações. Durante este processo, a presença de Tony Kanaan, piloto da KV desde o ano passado, pesou na decisão. Amigos desde a infância, ele e Rubens são sócios no IBK, uma entidade que atende instituições de caridade no Brasil. Dentro das pistas, já conquistaram oito vezes as tradicionais 500 Milhas de Kart. Compartilhando o mesmo box, a cooperação mútua no aspecto técnico, onde ambos são reconhecidamente fortes, pode fazer a diferença.

No último fim de semana, Barrichello e a KV voltaram a trabalhar juntos em uma nova sessão de treinos, desta vez na pista de Sonoma, também nos Estados Unidos. O desempenho não foi similar ao do primeiro encontro. Àquela altura, no entanto, um acordo já estava encaminhado para a disputa da temporada 2012 da Indy. Algo que fez com que Barrichello, que completa 40 anos em maio, precisasse vencer também um grande adversário: o receio da esposa Silvana com os perigosos circuitos ovais.

- No fim do dia do teste, recebi o convite para ser piloto da KV. Precisei correr, não só com os patrocinadores, mas em casa. A história da Silvana era verdade. Tinha prometido a ela. Nunca imaginei correr em um oval. Ela é a pessoa a quem tenho de agradecer, porque foi a partir daí que aconteceu tudo. Só tenho de agradecer por aos 39 anos de idade, aos 39 de segundo tempo, ter uma alegria como essa. Primeiro o papo foi só os mistos, depois surgiu Indianápolis. Já que vou fazer Indianápolis, faço tudo logo. Estou muito feliz por isso.

Fonte: G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais