Cidadeverde.com

Mantenha sua pele limpa com 7 dicas

Foi-se o tempo em que o único cuidado necessário com a pele do rosto era lavá-la com o sabonete que a sua mãe compra no supermercado. Depois de entrar para a adolescência, a pele principalmente da zona "T", que abrange testa, nariz e queixo, ganha pontinhos pretos conhecidos como cravos, algumas inoportunas espinhas e uma dose de oleosidade.

                Foto: Thinkstock Photos

O segredo de manter o rosto bem cuidado e bonito está em fazer uma limpeza de pele regularmente. Mas antes de entregar seu rosto às mãos de uma esteticista, saiba mais sobre essa prática com as informações e dicas das dermatologistas Samar El Harati, do hospital paulistano São Luiz, e Valéria Fusari:

1 - O que é a limpeza de pele?

A limpeza é um procedimento cujo intuito é remover comedões abertos, fechados e pústulas, ou seja, os cravos que têm um pontinho preto ou amarelado e os que formam apenas um relevo na pele, além de espinhas. "A limpeza de pele passa a ser importante a partir do momento em que previne a formação de pequenas cicatrizes de comedão e traz uma melhora estética momentânea", afirma Valéria.

2 - Quais são os métodos usados?

De quinze a vinte dias antes da limpeza, é recomendado que o adolescente utilize um ácido leve que favorecerá a remoção da queratina que fecha os cravos. Mas o produto deve ser indicado por um dermatologista. Três dias antes da limpeza de pele, o uso deve ser suspenso para que a pele não fique sensível demais. "A limpeza não deve ser feita caso exista tipo de irritação, ferida, alergia, e se a pele estiver sensível por excesso de sol ou uso de ácido na noite anterior", recomenda Valéria.

De acordo com a dermatologista, antes de começar o procedimento, a pele deve ser limpa com produtos antissépticos de boa qualidade, e o uso do vapor não é uma necessidade absoluta, já que alguns tipos de pele, como as que têm rosácea, não suportam a alta temperatura.

Depois da assepsia, a limpeza pode ser realizada. Primeiro são removidos os cravos e depois as espinhas, manualmente. "Aquela ideia de maquinas e equipamentos não tem sentido, porque cada pele é de um jeito", diz Valéria.

De acordo com Samar, o uso de agulhas é comum, portanto, não se assuste! "Elas retiram os cravos mais profundos", explica.

Após a remoção da acne, a pele pode ser tratada com calmantes e máscaras hidratantes adequados.


3 - Quem deve fazer a limpeza de pele?

Segundo Samar, o dermatologista encaminha o paciente a bons profissionais de clínicas de estética. "É muito importante que ela seja realizada por um profissional orientado, que utilize produtos que não sejam agressivos à pele do paciente. Tem que ser feita de forma muito delicada e respeitando as estruturas da pele", diz Valéria. 

 4 - Quando é a hora de começar?

De acordo com as dermatologistas, não há idade certa para fazer limpeza de pele, basta ter cravos. Se a pele não tiver acne, ela não é necessária. Mas é preciso consultar um médico antes de ir a uma clínica de estética. "Se o paciente tem muitas espinhas e usa o medicamento Roacutan, por exemplo, não pode fazer limpeza de pele", alerta Samar.

5 - Quais são os custos de uma limpeza?

"O preço não necessariamente está relacionado à qualidade. Porém, para manter bons produtos, boa higiene e qualificação do profissional, acho difícil um custo abaixo de 80 reais", diz Valéria.

6 - A limpeza de pele pode ser feita em casa?

Não. O melhor mesmo é não mexer na acne em casa. Mas, se não conseguir se controlar, Valéria aconselha primeiro limpar o local com álcool 70% (que não é o de limpeza da casa!) ou Merthiolate e usar um algodão em vez de colocar a unha direto no cravo ou espinha. "O ideal não é espremer, é esticar a pele, pois a pressão aumenta e ela estoura sem ferimentos", recomenda a dermatologista, que alerta que só as espinhas com pontinha amarela estão prontas para a espremedura.

7 - De quanto em quanto tempo é preciso voltar à esteticista?

A manutenção depende da quantidade de cravos e espinhas produzidos. Há quem precise de limpeza duas vezes ao mês, e quem só volte à sala da esteticista depois de três meses. Produtos indicados por dermatologistas podem deixar esses retornos mais espaçados.

Fonte: Ig
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais