Cidadeverde.com

Iracema Portela participa de Dia de Cidadania da Mulher em Valença

Imprimir
A deputada federal Iracema Portella (PP-PI) participou do Dia de Cidadania da Mulher, realizado no município de Valença durante todo o dia de ontem.


A programação contou com palestras, bate-papos e serviços voltados para as mulheres e aconteceu no Sesc do município. O evento foi organizado pelo PP de Valença, com o apoio da deputada estadual Margarete Coelho, e contou com a presença da delegada da Mulher Vilma Alves; do médico Lívio Portela, da Fundação Maria Carvalho Santos e da doutora em Educação Sádia Castro.


Iracema Portella falou sobre a chegada da mulher ao poder na política, tecendo considerações sobre as vitórias conquistadas pelas brasileiras nos últimos anos, a começar pelo direito ao voto, que completou 80 anos. “Há oito décadas não tínhamos direito ao voto, e atualmente somos o maior eleitorado do país. A proporção é de 52 eleitoras para 48 eleitores. Conseguimos isso graças à coragem de muitas brasileiras e hoje podemos votar e ser votadas”, disse a parlamentar, destacando que a participação da mulher na política é essencial para a democracia plena.


A deputada também destacou a importância de o Brasil ter uma presidente mulher. “Vejo como muito positivo para as mulheres o fato de a presidente Dilma estar no comando do país. Isso aumentou a autoestima das mulheres brasileiras e colocou o Brasil no centro das discussões sobre o modelo feminino de administrar um país”, comentou.

Saindo do campo da política, Iracema ressaltou a participação ativa das mulheres em outros cenários antes exclusivamente masculinos. “Isso nos dá sinais de que o século XXI será marcado pelo avanço da mulher em todas as áreas. Precisamos ocupar espaços públicos para mudar situações de discriminação, mas devemos lançar nossos olhares também para a vida privada, para a importância da valorização da mulher no ambiente profissional e também dentro de casa”, frisou Iracema Portella.


A parlamentar disse ainda que a mulher humaniza o poder. “Acredito que competência independe do gênero, por isso não discuto sobre a capacidade de homens e mulheres. Mas destaco aqui a importância da humanização do poder, que resulta em avanços sociais, avanços para as famílias e para toda a coletividade. Desejo que a igualdade entre homens e mulheres não seja um ideal a ser perseguido, mas que, em breve, seja mais uma conquista a ser comemorada”, concluiu.


Além da programação no Sesc, a Câmara Municipal de Valença, que é presidida pela vereadora Ielva Melão, também fez uma homenagem às mulheres pelo 8 de março.


Da editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais