Cidadeverde.com

Governador inaugura unidade da UBAS em Lagoinha

Imprimir
O governador Wilson Martins inaugurou nesta sexta-feira (9), na cidade de Lagoinha do Piauí as instalações da Unidade Básica Avançada de Saúde (UBAS), denominada Mãe Déia, uma das primeiras parteiras da região, atualmente com 95 anos. Trata-se de mais uma obra de importância social, que atenderá a população da cidade.

Cidade de Lagoinha do Piauí recebe Unidade Básica Avançada de Saúde (Foto:Kalberto Rodrigues/PK)

A unidade é equipada com sala de parto, recepção e quartos para internação. Na obra foram investidos R$ 447.499,00.

O governador do Estado Wilson Martins falou que o Piauí tem avançado na saúde, não só na abrindo novos postos do Samu mas reforçando os hospitais regionais no atendimento aos pacientes com traumas ortopédico. “Temos avançado muito em todos os setores. Há hoje uma regulação, o que dá maior segurança à saúde. É uma revolução que vem ocorrendo em todo o Estado. Temos UTIs que foram abertas e estão funcionando nas cidades de Floriano e Piripiri”, afirma o governador.

Wilson Martins comemora o bom resultado alcançado durante a semana do carnaval em relação ao número de pacientes encaminhados a Teresina. “Em Parnaíba foram atendidos no período do carnaval 900 pacientes, destes quatro foram encaminhados a Teresina, e em Floriano 800 e apenas três vieram para capital. Isso foi observado em todas as regionais e resolvemos isso implementado nesses hospitais cirurgias ortopédicas e em três meses conseguimos realizar 700 cirurgias de tratamento ortopédico”, diz Wilson.

Governador visita instalações da UBAS em Lagoinha do Piauí(Foto: Kalberto Rodrigues/PK)

Apesar do custo elevado para a ação, o governador acrescenta ainda que isso tem um ganho fundamental não só para o paciente como para as famílias, pois antes se era necessário o deslocamento para a capital e com o tratamento no próprio município reduz em custos e tempo e torna a saúde muito mais eficiente.

Também nesta sexta (9), o governador inaugurou em Água Branca mais uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de uma ambulância para fazer os atendimento.

Água Branca recebe base descentralizada do Samu e ambulância(Foto: Kalberto Rodrigues/PK)

A nova base formada representa a expansão do Samu para o interior do Estado. Atualmente são mais de 40 bases atendendo em todos os territórios do Piauí. “Hoje, temos mais 71 ambulâncias do Samu atendendo a população em 45 bases e que será ainda mais ampliado para outras cidades, beneficiando não só a população da cidade onde fica localizada a base, mas toda a região com atendimento de urgência”, explicou Chistianne Leal, coordenadora do Samu Estadual e que representou a secretária Estadual de Saúde, Lilian Martins.

Segundo Chistianne, as cidades de Piracurura, Redenção do Gurguéia serão as próximas cidades que receberão uma base de operação do Samu. Cada base  é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores que trabalham, garantindo um atendimento de urgência aos pacientes antes de chegarem ao hospital.


Da Editoria de Cidades
 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais