Cidadeverde.com

Piauienses ganham bolsas para cursar pós-graduação no Japão

Imprimir
Dois piauienses ganharam bolsa de estudo do governo japonês para curso pós-graduação no país asiático. Bráulio Carvalho e Mauro Soares são os únicos do Norte e Nordeste a receber o benefício. Eles embarcam no dia 01 de abril.

Bráulio Carvalho e Mauro Soares.

“Estou muito ansioso e feliz. Eu já tentei a bolsa por três vezes e só este ano fui aprovado. Em Tsukuba vou estudar a Diferenciação de Células Troncos. Essa é a minha grande oportunidade”, disse Bráulio Carvalho, Biomédico.

A iniciativa é desenvolvida através de parceria entre o governo do Japão e o do Piauí. Os selecionados ganham passagem aérea, alojamento e bolsa mensal no valor de U$ 1.900. Cada estudante pode passar até 5 anos na Ásia.

“Esse é o tempo necessário para se conseguir o título de PhD. Desde 1988 até hoje foram 129 piauienses enviados para o Japão. Esse dado deixa o Piauí como o Estado que mais enviou estudantes ao Japão, proporcionalmente falando”, disse Seiji Nakayama, coordenador do projeto no Estado.

Antes de iniciarem as aulas da pós-graduação, os estudantes passam por curso de adaptação de seis meses. O período é destinado para a assimilação da língua estrangeira e dos costumes do país. 


“Comecei a estudar o japonês por conta própria no ano de 2008. Está é a segunda vez que tentei a bolsa e consegui. Vou estudar Controle de Redes Óticas Híbridas, na cidade de Nagoia”, informou Mauro Soares, formado em Ciências da Computação.

Inscrições abertas
Os interessados em concorrer a uma bolsa já podem se inscrever. As informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas com Seiji Nakayama, na Secretaria Estadual de Planejamento. 

“Os candidatos tem que obter uma quantidade mínima de pontos na seleção. Tenho até o mês de maio de 2012 para enviar mais dois estudantes selecionados para a embaixada do Japão em Belém. Para mais informações é só me procurar”, informa o coordenador.

Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais