Cidadeverde.com

Baleia é encontrada morta em Praia do RJ

Imprimir
RIO - Uma baleia morta foi vista na manhã desta terça-feira no mar, nas proximidades da Avenida Niemeyer, na Zona Sul da cidade, segundo bombeiros do Grupamento Marítimo de Copacabana. A maré arrastou o corpo do mamífero até a Praia de São Conrado, na altura do posto 13. Segundo biólogos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a baleia é um macho da espécie Bryde, com aproximadamente dez metros.


De acordo com o biólogo marinho e diretor do Instituto Aqualung, Marcelo Szpilman, esse tipo de mamífero tem um ciclo de vida que vai de 20 a 40 anos, em geral. A causa da morte do animal é difícil de ser identificada, mas Szpilman crê que ele já esteja em processo de decomposição:

- Há uma dobradura estranha na cauda. Além disso, a baleia está bem estufada, o que é causado pelos gases da decomposição. Se furarem o animal, vai exalar um cheiro horroroso.


Para Szpilman, a melhor opção é rebocar a baleia para o alto-mar. Segundo ele, se fosse para aproveitamento científico, o procedimento correto seria enterrar o animal para daqui a um ano desenterrar e compor os ossos do esqueleto:

- Mas, para se enterrar uma baleia, ela tem que estar recém-morta para que seja possível rebocá-la. Essa que está em estágio avançado vai arrebentar, a consistência da carne não aguentaria.

No início do mês, um vídeo com um resgate de cerca de 30 golfinhos encalhados na Prainha, em Arraial do Cabo, deu o que falar na internet. As imagens mostram o momento em que eles se aproximam da praia e não conseguem voltar. Logo depois, banhistas se unem para devolver os cetáceos ao mar com rapidez. A ação termina com uma salva de palmas.

Fonte: Terra e G1
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais