Cidadeverde.com

Especialista em contabilidade eleitoral explica novas regras

Imprimir
O especialista em contabilidade eleitoral Joaquim Bezerra esclareceu, em entrevista ao Jornal do Piauí desta segunda-feira (26), as novidades na legislação para as eleições de 2012.

Fotos: Rayldo Pereira / Cidadeverde.com

Uma das principais mudanças é a obrigação dos candidatos terem CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). "O CNPJ será temporário, apenas até o dia 31 de dezembro do ano eleitoral", explicou o especialista.

Joaquim acrescentou que os políticos só poderão iniciar arrecadações após registro de candidatura e que todos os partidos devem abrir conta bancária específica a partir de 1º de janeiro do ano eleitoral.


O especialista destacou ainda que todos os partidos são obrigados a possuir um comitê financeiro, caso lancem candidatos. "Além disso, no período entre quatro meses antes das eleições e três meses depois, o partido deve prestar contas mensalmente", disse Bezerra.

O candidato também deverá prestar contas em duas datas: 6 de agosto e 6 de setembro. "Podemos ressaltar ainda que toda despesa que não transitar em conta bancária será rejeitada", finalizou Joaquim Bezerra.

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais