Cidadeverde.com

Vigilância Sanitária realiza fiscalização no Mercado do Peixe

Imprimir
Em virtude da proximidade da Semana Santa, os Técnicos da Gerência de Vigilância Sanitária (GEVISA) realizaram essa semana uma fiscalização no Mercado do Peixe, localizado na zona Leste de Teresina.

Durante a fiscalização foram recomendadas algumas ações para melhorias na estrutura, tais como as condições do isopor que armazena o peixe, a utilização de gelo para manter a temperatura do pescado, o uso de uniformes pelos trabalhadores do local, além de analise da qualidade do peixe vendido.

Até o momento, já foram vendidos 242.298 quilos de peixe no atacado, destinados ao comércio em todo o Estado e 44.660 quilos para o varejo em Teresina. O produto é proveniente de vários estados, como Piauí, Maranhão, Bahia e Ceará.


A gerente da GEVISA, Adriana Melo, destaca os cuidados que o consumidor deve ter ao comprar o produto. "O peixe deve estar acondicionado de forma correta, deve ter olhos brilhantes e salientes, escamas aderidas, guelras vermelhas, odor suave e carne firme. Já o camarão, deve apresentar corpo curvo e firme, sem manchas escuras, casca aderente ao corpo e cheiro suave".

O Mercado do Peixe conta atualmente com 20 permissionários vendendo no varejo, 32 no atacado, três fábricas de gelo, duas câmaras frias, depósito e cinco lanchonetes. O administrador do Mercado do Peixe, Ezio Fernandes, afirma que a procura pelo peixe sempre aumenta esta época do ano, em virtude da Quaresma e da Semana Santa, mas que as pessoas estão mudando seus hábitos alimentares e vêm consumindo mais peixe.

"Como a população está sempre em busca de uma vida mais saudável, a procura por peixe no Mercado tem aumentado, não só em virtude do período da quaresma, mas a população teresinense tem consumido mais peixe. Os tipos de peixe que mais saem são: tilápia, banquinho, pescada amarela e tambaqui", destaca o administrador do Mercado.

De março do ano passado até agora, o Mercado do Peixe já passou por melhorias tais como da iluminação, reforma dos banheiros, pintura, asfalto e capina ao redor do mercado, além de dedetização das instalações. A Gevisa atenta ainda que os consumidores podem denunciar as irregularidades encontradas em estabelecimentos comerciais ligando para os telefones 3215 9102 e 3215 9115, de segunda a sexta-feira.



Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais