Cidadeverde.com

São João do Piauí realiza conferência dos direitos dos deficientes

Imprimir
O Município de São João do Piauí foi sede de mais uma edição da Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Estado do Piauí, nesta sexta-feira (30). É a quarta edição do evento – as três primeiras aconteceram em Regeneração, Campo Maior e Esperantina.


A conferência, em São João do Piauí, foi preparatória à III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que acontecerá em Teresina, de 28 a 30 de junho deste ano. O evento, sob a coordenação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude), contou com aproximadamente 300 participantes, representando 26 municípios daquela microrregião.


Entre os municípios estão Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Campinas do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira e Caracol. Participaram igualmente da conferência representantes de Colônia do Piauí, Coronel José Dias, Conceição do Canindé, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Guaribas, Isaías Coelho, João Costa, Jurema, Lagoa do Barro do Piauí, Oeiras, São Braz do Piauí e São Francisco de Assis.


26 municípios representados

Já os representantes dos municípios de São João do Piauí, São Lourenço, São Raimundo Nonato, Simplício Mendes, Socorro do Piauí e Várzea Branca também deram sua contribuição ao debate. Com o tema “Um olhar através da Convenção da Organização das Nações Unidas (Onu) sobre os direitos da pessoa com deficiência: novas perspectivas e desafios”, o evento foi realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência.

A Prefeitura de São João do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi parceira na realização da conferência. Segundo a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), Helena Lima, que presidiu as atividades, entre palestras, debates e trocas de experiências, o evento cumpriu seus objetivos. Entre eles, o de propor diretrizes à implementação de políticas públicas para inclusão deste segmento social.

Contando com a participação do poder público e da sociedade, a conferência também elegeu delegados da região para representar seus municípios na III Conferência Estadual. 

Como resultado dos trabalhos, em São João do Piauí, foi elaborado relatório sobre o tema proposto, que será encaminhado à Comissão Organizadora da Conferência Estadual. Todas as propostas aprovadas tiveram como base quatro eixos temáticos.


Eixos temáticos
Os eixos temáticos foram distribuídos em quatro grupos de trabalho, subdivididos em relação ao total dos participantes. O primeiro grupo se referiu à “Educação, Esporte, Trabalho e Reabilitação Profissional”; o segundo abordou a problemática da “Acessibilidade, Comunicação, Transporte e Moradia”; o terceiro tratou da “Saúde, Prevenção, Reabilitação, Órteses e Próteses”; e o quarto eixo discutiu a “Segurança, Acesso à Justiça, Padrão de Vida e Proteção Social Adequados”.


Da Editoria de Cidades

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais