Cidadeverde.com

Aeronáutica analisa peças do avião de Xavier Neto em Teresina

Imprimir
Uma comissão de cinco pessoas da Aeronáutica está em Teresina desde segunda-feira (3) para investigar as causas do acidente aéreo que em março matou três pessoas no Sul do Piauí, entre elas o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI - Xavier Neto. O grupo deve ir embora na quarta-feira, sem prazo definido para apontar resultados sobre o que pode ter provocado a tragédia. Nenhum dos integrantes gravou entrevista.

Foto: Vanilson Medeiros/Notícias de Canavieira
Avião que levava conselheiros do TCE e caiu no Sul do Piauí

Nesta terça-feira, a equipe foi ao aeroporto Petrônio Portella, em Teresina, onde estão guardadas peças do avião modelo Corisco, que caiu no dia 6 de março no município de Eliseu Martins. Os destroços do acidente foram separados pelo Corpo de Bombeiros do Piauí, que a pedido da equipe da Aeronáutica separou e guardou as peças que seriam necessárias para a investigação da tragédia. 

A equipe é liderada pelo tenente coronel aviador Luis Claudio Veloso Gonçalves, que assumiu em janeiro o comando do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - Seripa II -, sediado em Recife. Eles visitaram ontem o aeródromo Nossa Senhora de Fátima, de onde o avião decolou em direção a Parnaguá, e constataram por meio de notas fiscais que a aeronave tinha sido abastecida com combustível suficiente para a viagem - 194 litros.

Além disso, uma psicóloga conversou com pilotos do aeródromo que conheciam Edivaldo Pereira Sousa, o Edivaldo Buique, piloto do avião. A intenção é traçar um perfil do aviador. 

A investigação não tem prazo para ser encerrada. Ao final, um relatório será produzido e divulgado publicamente. A intenção é elaborar normas de voo que melhorem a aviação brasileira e impeçam novos acidentes. Em caso de responsabilidade, os dados serão enviados para as autoridades competentes tomarem as providências legais.

reportagem de Joelson Giordani (TV Cidade Verde)
Fábio Lima (Da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais