Cidadeverde.com

Governo prevê que PI terá super safra de grãos mesmo com seca

Mesmo com a seca que castiga várias regiões do Estado, o Piauí deverá conseguir, em 2012, mais uma super safra de grãos. Levantamento realizado por técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na segunda quinzena de março e divulgado esta semana aponta para uma colheita superior a 2,6 milhões de toneladas, 7,1% a mais do que o resultado obtido na safra 2010/2011.


A soja, principal produto agrícola do Piauí, deverá registrar um crescimento de 17,3% em sua produção, mas o grande destaque da safra deste ano deverá ser o milho. De acordo com a estimativa da Conab, o crescimento na produção de milho deverá chegar a 31,3%, situação provocada pelo bom desempenho do mercado, quadro que se observa desde 2011.

A produção de algodão terá um crescimento de 18% e a de feijão, 16,4%. A cultura do arroz, no entanto, deverá apresentar resultado negativo de 13%. O algodão também é favorecido pela situação do mercado e o arroz deixou de despertar o interesse dos produtores por causa de cobrança da sobretaxa fiscal, que inviabiliza o preço do produto piauiense em outros estados.

O aumento na produção de soja nos Cerrados se deve ao aumento na área plantada e também ao aumento de produtividade. Na safra atual, foram plantados com soja 447,3 mil hectares, 16,6% a mais do que na safra 2010/2011. A produtividade, por sua vez, deverá se igualar aos estados do Maranhão e Bahia, que conseguem colher uma média de 3 mil quilos de soja por hectare.

A área plantada de milho chegou a 383,6 mil hectares, 9,7% maior que a da safra passada. Mas o segredo para o crescimento da cultura é mesmo a produtividade, que em 2012 deverá atingir 2,4 mil quilos por hectare, registrando um incremento de 19,6%. A cultura do feijão ocupa uma área de 235,6 mil hectares, pouco inferior a do ano passado, mas a produtividade deverá crescer 17,8%.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais