Cidadeverde.com

Juros ficam estáveis em março e mantêm a menor taxa desde 1995

Imprimir
A taxa de juros ao consumidor ficou estável em março, em 6,33% ao mês e manteve o menor patamar da série histórica, iniciada em 1995, de acordo com a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).


Na comparação entre março deste ano e de 2011 houve redução de 0,45 ponto percentual, visto que no terceiro mês do ano passado, a taxa média de juros para a pessoa física estava em 6,78% ao mês.

Segundo o coordenador do levantamento, divulgado nesta quarta-feira (11), e vice-presidente da associação, Miguel José Ribeiro de Oliveira, a redução da Selic (taxa básica de juros) de 0,75 ponto percentual no mês de março fez com que diversas taxas de juros foram reduzidas. Entretanto, o aumento da inadimplência em alguns segmentos fez com que diversas instituições financeiras elevassem algumas taxas de juros.

Selic e juros ao consumidor
De acordo com dados divulgados pela Anefac, desde dezembro de 2011 até março de 2012, a taxa básica de juro reduziu 1,25 ponto percentual, para 9,75% ao ano no terceiro mês de 2012, enquanto os juros ao consumidor apresentaram uma redução de 5,97 pontos percentuais no mesmo período, chegando a 108,87% ao ano no mês passado.

Segundo Oliveira, a perspectiva é de que a taxa de juros volte a ser reduzida, refletindo as novas quedas da taxa básica de juros, que vêm sendo sinalizadas pelo Banco Central e pelo próprio mercado financeiro.

Por modalidade
Entre fevereiro e março deste ano, das seis linhas de crédito pesquisadas, duas se mantiveram estáveis (cartão de crédito rotativo e CDC Bancos – financiamento de veículos), uma foi reduzida (juros do comércio) e três tiveram suas taxas de juros elevadas (cheque especial, empréstimo pessoal – bancos e empréstimo pessoal – financeiras).

Fonte: Info Money
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais