Cidadeverde.com

Imprimir
O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) divulgou nesta sexta (13) o resultado da Operação Páscoa, que aconteceu entre os dias 13 de março e 4 de abril em Teresina. Este ano, a fiscalização foi intensificada e o setor de pré-medidos coletou mais itens do que no ano passado: ao todo foram nove tipos de produtos coletados e gerados 29 autos de infração.

Além dos ovos de chocolate, bombons, massas alimentícias, sardinhas, alimentos drenados (azeitona, milho, ervilha), os fiscais efetuaram pesagens em produtos dispostos nas câmaras frias dos supermercados, como pescados, camarões, bacalhau, mariscos, etc. Nesses itens, a margem de erro foi considerada razoável, em torno de 20% e gerou autuação e multa.

De acordo com Mayra Suely, metrologista responsável pelo setor de pré-medidos, os consumidores devem ficar atentos também aos alimentos embandejados. "O consumidor deve observar se o peso da embalagem está embutido no peso do produto e em caso de dúvida pode e deve pedir que esses alimentos sejam pesados e embalados na hora", afirmou Mayra.

Os brinquedos contidos nos ovos de Páscoa foram periciados pelo setor da Qualidade e estavam em conformidade com as normas do Inmetro não oferecendo, portanto, risco à saúde e à segurança de crianças.

Os fiscais do Imepi também visitaram mais mercados e feiras livres este ano, promovendo uma blitz onde foram verificados 1.039 instrumentos de pesagem (balanças), dentre os quais 972 foram aprovados e 53 reprovados. No ano passado, os fiscais realizaram 239 verificações, com 205 instrumentos aprovados e 34 reprovados.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais