Cidadeverde.com

Finado Gregório: fé e devoção em 85 anos de história do motorista

Imprimir
Como a capital brasileira com maior número de católicos, Teresina não deixa de ter exemplos de pessoas que com o tempo se tornaram alvo de devoção para milhares de devoto como é o caso do Finado Gregório, que teve sua história apresentada no programa Religiosidade e Fé exibido nesta segunda-feira(16).

O jovem Gregório teve a infelicidade de atropelar o filho do delegado de Barras, Florentino Cardoso, conhecido por sua braveza. Ao tomar conhecimento da morte do filho, Florentino mandou prender o motorista e o torturou por três longos dias na prisão, sem receber comida nem água.

Ainda tomado pela dor da perda do filho, o delegado trouxe Gregório acorrentado até Teresina. Ao longo de todo o percurso, Gregório implorava por água, mas era inútil, pois nada amenizava o desejo de vingança de Florentino.

Ao chegar em Teresina, às margens do Rio Poty, no trecho que divide os bairros Cabral e Porenquanto, Florentino acorrentou o sedento motorista no tronco de uma árvore e o executou com três tiros nas costas. Gregório perdeu a vida diante das águas do Rio Poty, mas como estava amarrado, morreu implorando por água.

A estória do jovem Gregório ferreira do santos comove teresinenses a 85 anos, a peregrinação até a árvore onde o motorista foi morto a tiros, levou a construção até de um monumento em forma de gota, que lembra os dias de sede e tortura antes de seu assassinato.

Flores, água, velas e ex-votos, essas peças que representam um agradecimento por graças alcançadas, reforçam a crençado povo no santo popular.

O processo de beatificação não foi adiante, mas independente do reconhecimento da igreja, para muitos teresinenses o finado Gregório é considerado milagreiro.

Na saga de Gregório a lição é a falta da capacidade de perdoar, um erro grave do pai do menino morto no acidente. O perdão é um fator característico da doutrina católica e cristã.

O programa faz parte da programação especial em alusão aos 160 anos de Teresina, realizada pela TV Cidade Verde.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais