Cidadeverde.com

Bebê que teve pé amputado no HUT volta a ser internado

Imprimir
Ampliada às 8h51 do dia 18/04
O bebê que teve o pé amputado após aplicação de soro no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) foi internado novamente. A informação foi dada ao Cidadeverde.com pela delegada da Divisão de Proteção à Criança e o Adolescente (DPCA), Andréa Magalhães.


A assessoria do HUT, após o ocorrido, informou que iria abrir um processo administrativo para investigar o caso, mas, de acordo com a delegada, não foi isso que aconteceu. 

"O HUT não abriu o processo como havia dito. Eles apenas encaminharam o caso ao Conselho Regional de Medicina (CRM). Vou entrar em contato com o CRM ainda essa semana para saber como estão as investigações", disse Andréa Magalhães.

A delegada informou que na última sexta-feira (13) acompanhou a mãe do bebê e a advogada ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização de exames. "Quando vi a criança percebi que ele não estava bem, pois até o choro dele estava fraco. Hoje a advogada me ligou e confirmou que a criança está internada", revelou a delegada.

Estado de Saúde da criança
Segundo informações da delegada, Maria Francisdalva de Sousa, mãe do bebê, comunicou que chegou a receber uma bolsa de Coloscomia, motivo pelo qual a criança foi internada no HUT, mas que o aparato não está sendo eficiente. 

Informações apontam que a advogada da família, identificada como Rubenite, também abriu processo no Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI).

"A advogada me informou que o Estado não tem disponível a bolsa de Colostomia. Sabemos que é demorado o processo de licitação, mas porque não é pedido com antecedência? Saber que um adulto possa precisar e não ter o equipamento já não é aceitável, imagina só com uma criança?", questiona a delegada.

Inquérito
O HUT repassou uma lista com 37 nomes de pessoas que tiveram contato com o bebê enquanto esteve internado. "Estamos interrogando três pessoas por dia, depois de todos os depoimentos colhidos, iremos analisar e tentarmos concluir as investigações", informou Andréa Magalhães. 

A Fundação Municipal de Saúde divulgou uma nota nesta quarta-feira (18), sobre o assunto:

Com relação à matéria "Bebê que teve pé amputado no HUT volta  a ser internado", a Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece que a direção do HUT solicitou ao Conselho Regional de Medicina (CRM) e ao Conselho Regional de Enfermagem (COREN) que realize investigação do caso. Após o término da fase investigatória e, se necessário, a FMS realizará inquérito administrativo disciplinar para responsabilizar eventuais erros ocorridos.


Geísa Chaves (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais