Cidadeverde.com

Jovem desaparece após cair de jet ski na Lagoa do Portinho

Atualizada às 11h19

A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), abriu inquérito administrativo para apurar as causas do acidente que resultou no desaparecimento de uma jovem que caiu de um jet ski na Lagoa do Portinho, em Parnaíba, no litoral do Piauí. 

Por meio de nota, a CPPI informou que enviou uma equipe de busca e salvamento para prestar apoio e buscar informações preliminares. 

"O condutor da moto aquática “Red Shark II” trafegava pela referida lagoa com duas passageiras, quando as mesmas vieram a cair na água; uma delas foi resgatada por uma pessoa que encontrava-se no local, porém, a outra passageira encontra-se desaparecida. As buscas foram encerradas no final na noite de domingo e retomadas às 7h desta segunda-feira (16), pela equipe da Capitania dos Portos e do Corpo de Bombeiros", informou a nota.

Às 10h, desta segunda-feira (16), cerca de 15 horas após o acidente, o corpo de Maria Luiza ainda não havia sido localizado. 

O Cidadeverde.com apurou que o jet ski estava devidamento inscrito na Capitania dos Portos. Para conduzir a moto aquática é necessário um CHA (Carteira de Habilitação de Arrais) amador na categoria de motonauta. 

No jet ski foram encontrados documentos e diligências são realizadas para identificar o condutor da embarcação que, a princípio não seria o proprietário, bem como confirmar se ele possuía ou não habilitação para conduzir o veículo aquático. Além disso, a CPPI alerta que a navegação noturna só é permitida por embarcações dotadas de luzes. 

O inquérito da CPPI tem prazo inicial de conclusão de 90 dias e entre as penalidades previstas estão multa, suspensão ou cancelamento para conduzir embarcações. Além disso, o condutor pode responder também nas esferas civil e criminal. 

A Capitania dos Portos enfatiza que são realizadas ações constantes de fiscalização do tráfego aquaviário buscando garantir a  segurança da navegação e salvaguarda da vida humana. 


Matéria publicada às 8h08

Equipes do Corpo de Bombeiros procuram o corpo de uma jovem que desapareceu na Lagoa do Portinho, em Parnaíba, no litoral do Piauí. A TV Cidade Verde apurou que ela e mais dois amigos andavam de jet ski. Durante uma manobra, os três caíram e Maria Luiza- que não sabia nadar- sumiu na água. 

O caso ocorreu na noite deste domingo (15). O jet ski era conduzido por um rapaz, o único que usava colete salva-vidas, e teria fugido após o acidente. Segundo o major Rivelino Moura, comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba, a segunda jovem escapou com vida após ser socorrida por um banhista. 

"Quando chegou no fundo, caiu os três. Ele só mandou a gente segurar no colete. A gente não conseguiu estava muito fundo. Minha amiga!", disse em prantos a jovem que sobreviveu. 

Foto: Reprodução Click Parnaíba

Amiga em desespero ao saber do sumiço de Maria Luiza; condutor do jet ski- que também era amigo das jovens- fugiu do local

Maria Luiza mora no bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba, e tem 21 anos. 

De acordo com a Capitania dos Portos é proibido o uso de veículos aquáticos à noite sem luzes de navegação.

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Notícia da Manhã