Cidadeverde.com

Parnaíba: Procon notifica supermercados por aumentos abusivos

Foto: Procon Municipal de Parnaiba

 

O Procon Municipal de Parnaíba iniciou fiscalização de supermercados para investigar denúncias de preços abusivos durante o período de quarentena devido ao Covid-19 (Coronavírus). O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon de Parnaíba tem recebido denúncias de preços abusivos na venda de produtos alimentícios.

Por isso, um auto de constatação está sendo solicitado aos supermercados denunciados. Todos eles devem constar notas fiscais de compra e venda dos últimos meses. Os fiscais solicitaram aos supermercados as notas fiscais de compra aos fornecedores e de venda aos consumidores que serão analisadas.

Segundo a secretária executiva do Procon Municipal de Parnaíba, Rosângela Mourão, as empresas terão um prazo para a entrega das notas fiscais. Depois disso, o setor jurídico do Procon analisará se o aumento do preço foi por parte do fornecedor. Caso a iniciativa tenha partido do próprio estabelecimento, este deverá se justificar.

“Nesse momento não se admite que setores de atacado e varejo, de todos os ramos, aumentem os preços de produtos básicos ao sustento familiar. Muito pelo contrário, devemos exercitar a empatia, a solidariedade e colaborar para o bem estar de todos os cidadãos”, ressaltou Rosângela Mourão.

Os consumidores podem registrar reclamações através do e-mail abaixo, preferencialmente mediante apresentação de cupom fiscal e, na falta deste, de registro fotográfico ou outro meio de prova.

Com informações extra parnaiba