Cidadeverde.com

Florentino Neto realiza visitas em Parnaíba para reforçar enfrentamento a Covid-19

Neste domingo (03) o Secretário de Estado da Saúde Florentino Neto realizou duas visitas em Parnaíba, para analisar pontos que ajudem o estado do Piauí no enfrentamento da pandemia de COVID-19.Primeiramente o Secretário realizou visita a sede da empresa piauiense TRON, para conversar sobre tecnologias e equipamentos desenvolvidos para ajudar no combate a COVID-19, e em seguida o secretário acompanhou o andamento das obras de recuperação do hospital Promédica.

Durante a visita a empresa TRON, o secretário conversou com o professor Gildário Lima, que também é pesquisador da UFDPar, sobre o processo de desenvolvimento do projeto dos respiradores mecânicos de baixo custo intitulados de Air-TRON e sobre as máscaras respiratórias reutilizáveis Delfi-TRON, que podem substituir as conhecidas máscaras N95.

Durante apresentação do respirador para o Secretário Florentino Neto, equipe técnica da Sesapi, fisioterapeutas e médicos da rede hospitalar piauiense no último dia 27, o professor Gildário Lima destacou o benefício que o item pode trazer.“Esse é um projeto robusto, sofisticado, ao mesmo tempo de baixo custo e feito com materiais acessíveis. Ele é capaz de trabalhar nos diversos módulos respiratórios. E para melhorar ainda mais a eficiência do nosso produto estamos, nessa oportunidade, ouvindo os especialistas e dessa forma adequá-lo a demanda exigida. Esse projeto é aberto para fins filantrópicos, qualquer pessoa que queira produzir para doar vai ter acesso a toda documentação”, destacou o professor.

Após visita a empresa, o secretário se dirigiu para as obras de recuperação do Hospital Promédica, em Parnaíba. A unidade será utilizada como anexo do hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) para atendimento exclusivamente direcionado a pacientes que sejam acometidos pela COVID-19. 

“Com essas visitas primeiramente verificamos dois projetos bastante promissores para nos ajudar no enfrentamento a COVID-19 no nosso estado, tanto de respiradores de baixo custo como de máscaras que podem vir a substituir as máscaras N95. Sobre o Hospital  verificamos que as obras apresentam um ritmo avançado e até a próxima semana estaremos incorporando estes leitos ao enfrentamento da COVID-19”, destacou o secretário.

Da Redação
[email protected]