Cidadeverde.com

Anatel libera operações da rede 5G em Parnaíba e Bom Princípio do Piauí

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou as operações da rede 5G nas cidades de Parnaíba e Bom Princípio do Piauí. A decisão foi deliberada na última quarta-feira (24) pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), o estado passa a conta com 16 cidades onde o serviço já foi autorizado. 

Com a decisão, o Piauí passa a contar com 16 municípios onde as operações da rede 5G estão liberadas: Teresina, Altos, Beneditinos, Bom Princípio do Piauí, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Nazária, União, Parnaíba e Pau D'Arco do Piauí.

Vale ressaltar, porém, que a liberação não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz. As empresas poderão solicitar o licenciamento e ativação das estações a partir da próxima terça-feira (30). 

Além disso, outras 24 cidades piauienses já estão com o cronograma operacional da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) aprovado pelo Gaispi. Com isso, as prestadoras do SMP proponentes vencedoras da faixa 3,5 GHz precisam aguardar a liberação do município e, consequentemente, não podem licenciar estações para uso da referida faixa.

A decisão tomada pelo Gaispi segue diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde a Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF) já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku e concluiu as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), tendo instalado os filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.

Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.

 

Breno Moreno (Com informações da Anatel)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais