Cidadeverde.com

Conselho aprova projetos com investimento de R$ 156 milhões na ZPE de Parnaíba

Foto: CCom-PI

O Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) aprovou quatro projetos de plantas industriais na ZPE de Parnaíba, durante reunião do colegiado nesta quarta-feira (19) com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Com a aprovação, a estimativa é que os quatro projetos das novas indústrias demandem investimentos de R$ 156,9 milhões  na ZPE de Parnaíba, gerando cerca de 281 postos de trabalho, entre instalação e operação de negócios relacionados à produção e exportação mel, cosméticos, tratores agrícolas e castanha de caju.

Nas redes sociais, o governador Rafael Fonteles (PT) comemorou a conquista para o estado. “Queremos estreitar cada vez mais essa parceria com o Governo Federal e com os investidores para garantir muito mais desenvolvimento, oportunidades de trabalho e de emprego e renda para o Piauí”, publicou em seu perfil no Twitter.

 

 

Além de investimentos para o Piauí, a reunião do CZPE aprovou a instalação de uma termelétrica no polígono da ZPE de Pecém (CE), além da criação da primeira ZPE privada do Brasil, em Aracruz, no Espírito Santo. 

“As ZPEs desempenharão papel estratégico em nossa economia, para integrar modais logísticos, produzir energia renovável e aumentar nossas exportações”, ressaltou o presidente em exercício e ministro.

A ZPE de Parnaíba funciona desde fevereiro de 2022 e tem atualmente duas empresas operando em sua área: uma para produção de madeira ecológica, a partir de resíduos vegetais; outra para produção de cera de carnaúba.


Breno Moreno (Com informações do MDIC)
[email protected]

 

 

 

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais