Cidadeverde.com

Cinco anos após fundação, UFDPar marca primeira eleição para reitoria

 

Foto: Divulgação / UFDPar

Por Roberto Araujo

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) divulgou, nesta quarta-feira (13), o edital para escolha de reitor e vice-reitor da instituição. Será a primeira vez que a comunidade acadêmica irá às urnas para a consulta de quem deverá gerir a instituição pelos próximos quatro anos.

O atual reitor da Universidade, João Paulo Macedo, foi nomeado interinamente para o cargo até a posse do primeiro reitor efetivamente escolhido para um mandato de quatro anos. Ele sucedeu o professor Alex Marinho, que foi o primeiro reitor pró-tempore da UFDPar e foi exonerado em meio a investigações por estelionato.

João Paulo Macedo disse ao Cidadeverde.com que foi preciso aprovar resoluções e normativas para que o processo eleitoral pudesse ser regulamentado e iniciado. "O Ministério da Educação encaminhou um ofício para nós, já tinha encaminhado no ano passado, e não foi atendido pela gestão anterior. Quando nós recebemos, reiteramos o compromisso que iríamos fazer até 31 de outubro desse ano, mas para isso, nós precisaríamos dar as condições estatutárias. O primeiro passo foi alterar o estatuto [...] e depois disso aprovamos as resoluções para escolha do primeiro reitor e vice-reitor como por meio da consulta da comunidade acadêmica", citou.

As inscrições de chapas irão ocorrer entre os dias 15 e 18 de setembro, com período de campanha entre 23 de setembro e 14 de outubro. A escolha para reitor e vice da UFDPar se dará em duas etapas: a primeira será no dia 16 de outubro, com a consulta à comunidade universitária, em que estudantes, professores e servidores técnico-administrativos irão às urnas para a votação; e a segunda, será para a formação da lista tríplice, que é uma lista com três nomes, a ser encaminhada para o Ministério da Educação. A lista será elaborada pelo Conselho Universitário (Consuni) e encaminhada ao presidente Lula, que deverá escolher, dentre os três, quem deverá ser o próximo reitor.

A Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) foi oficialmente fundada em 11 de abril de 2018 por meio de desmembramento do campus de Parnaíba da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Somente em dezembro de 2019, foi dado início o processo de transição para a efetivação da nova universidade com a nomeação do primeiro reitor pró-tempore, Alexandro Marinho de Oliveira, pelo então presidente Jair Bolsonaro. Alex Marinho ficou no cargo até 26 de janeiro deste ano, quando foi exonerado, já durante o governo do presidente Lula. Ele estava sendo investigado por estelionato. Em seu lugar, assumiu João Paulo Macedo, que exerce o cargo. Ele confirmou que deverá disputar a eleição.

A UFDPar concluiu o processo de desmembramento da UFPI em julho deste ano. Em agosto, foi divulgado que a instituição fará um concurso para 70 vagas na instituição, em um certame que será conduzido pela Universidade Federal de Goiás. O edital ainda será divulgado. 

ATAQUES HACKERS

O site da universidade voltou a sofrer ataques hackers na manhã desta quarta-feira (13). Ontem, a página foi atacada pelo menos quatro vezes, o que gerou instabilidade no acesso. De acordo com o reitor João Paulo Macedo, o impedimento dificultou a publicação do edital, que deveria ter ocorrido pela manhã.

"Era pra termos publicado o edital hoje pela manhã cedo, o pessoal estava organizando tudo para publicar, quando houve a queda do site. Mas foi restabelecido e publicamos agora à tarde", citou.

A série de ataques hackers teria sido originada, conforme a instituição, devido a uma informação de que a universidade estaria omitindo dados de denúncias de assédio sexual de professores contra alunos. Uma reportagem que denuncia que a UFDPar estaria em uma lista de instituições que omitem essas informações, foi disseminada na comunidade acadêmica. A instituição nega as acusações.

A universidade acionou a Polícia Federal, que confirmou que está realizando perícias técnicas para identificar a origem dos ataques.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais