Cidadeverde.com

ZPE: empresários discutem expansão de negócios no comércio exterior

Foto: Ascom

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Saraiva, e o presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí, Álvaro Nolleto, receberam na sexta-feira (15), em Parnaíba, uma caravana de empresários liderada pelo presidente do Centro das Indústrias do Piauí (Ciepi), Federico Musso. Os empreendedores conheceram a estrutura da ZPE e os benefícios e vantagens oferecidos pela zona de livre comércio, visando expandir seus negócios para o comércio exterior, além de se atualizarem sobre projetos do Governo do Estado em andamento na região.

Federico Musso destacou a relevância da ZPE Piauí para o futuro da indústria no estado. “Basicamente, a intenção é que os empresários do Piauí, principalmente do setor industrial, entendam quais são as vantagens da área de livre comércio. O fato de termos uma ZPE no Piauí, atualmente a única com espaços para investimento no Brasil, é um divisor de águas para o nosso estado”, avaliou o empresário.

Segundo o presidente do Ciepi, os industriais piauienses precisam “abrir a cabeça” em busca das melhores oportunidades para empreender, conquistando novos mercados fora do Brasil. “A agroindústria, por exemplo, tem um grande potencial de desenvolvimento pensando no mercado externo. Existem novos nichos que podemos explorar e a ZPE oferece excelentes possibilidades de competitividade”, afirmou Musso.

O presidente da Investe Piauí enfatizou as vantagens competitivas da ZPE. “O que nós estamos apresentando não é uma promessa; estamos mostrando um distrito industrial pronto com uma área de despacho aduaneiro. Na verdade, temos aqui um porto seco, por enquanto exclusivo para as indústrias da ZPE, onde a mercadoria produzida é internacionalizada e despachada diretamente para o porto ou aeroporto por onde será exportada, com todas as isenções tributárias que as empresas instaladas em ZPEs possuem”, explicou Victor Hugo.

O presidente da Investe Piauí ressaltou que a ZPE Piauí é, hoje, o espaço mais competitivo no cenário nacional, especialmente após a reforma tributária. Ele ainda recordou que Federico Musso acompanhou a primeira missão internacional do governador Rafael Fonteles à Europa numa ação de transparência que ajudou no fortalecimento da confiança do setor industrial em relação ao projeto de desenvolvimento do atual governo estadual.

Por fim, o presidente da ZPE expressou satisfação com o encontro. “A maioria dos empresários do Ciepi não conhecia a ZPE, e pudemos apresentar tanto nosso espaço físico quanto as vantagens para a instalação de indústrias”, disse Álvaro Nolleto. Segundo ele, a visita proporcionou aos industriais piauienses uma visão do que é a área. “Eles se mostraram interessados em elaborar projetos industriais para serem instalados aqui”, concluiu o gestor.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais