Cidadeverde.com

Parélio: fenômeno raro é registrado no céu da cidade de Parnaíba

Foto: Reprodução redes sociais

Um fenômeno raro conhecido como parélio foi registrado nesta quarta-feira (22) na cidade de Parnaíba, a 337 km de Teresina, no litoral do Piauí. 

O caso ocorreu no litoral do Piauí e surpreendeu os moradores que ficaram intrigados. Segundo o climatologista Werton Costa, se trata de um fenômeno raro.

“Para acontecer o parélio, o sol não pode estar no alto da abóboda celeste, no topo do céu, ele precisa estar mais inclinado, é o sol do amanhecer ou o sol do entardecer. Então o que acontece? Irão surgir no halo a 22 graus à esquerda e 22 graus à direita dois pontos luminosos, com cores semelhantes ao arco-íris, mas que lembram o sol e por isso que o nome é parélio, sol paralelo ou falso sol. Fenômeno raríssimo viu”, afirmou.

O fenômeno óptico é resultado da reflexão e da refração da luz solar pelo gelo em suspensão. Duas condições são essenciais para a existência dessas manchas brilhantes: a presença de cristais de gelo no ar e o sol próximo ao horizonte. Essas condições ambientais ocorrem muito raramente em apenas algumas áreas do planeta. 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais