Cidadeverde.com

Geraldo Alckmin confirma presença no lançamento da maior usina de hidrogênio verde do mundo

Foto: Pedro França/Agência Senado

Por Yala Sena

O vice-presidente da república Geraldo Alckmin confirmou presença na inauguração da pedra fundamental da maior usina de hidrogênio verde do mundo, que será construída em Parnaíba, a 337 km de Teresina. O evento ocorre nesta sexta-feira (15).

A confirmação foi feita ontem a noite ao governador Rafael Fonteles (PT) e hoje já tem uma equipe de segurança da vice-presidência em reunião com representantes do governo do estado. A reunião está sendo realizada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), onde ocorre o evento amanhã.

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, confirmou que Geraldo Alckmin chega por volta das 15h de no aeroporto de Parnaíba, e segue para a ZPE. A previsão é que o evento comece às 15h30, e que logo após a solenidade, o vice-presidente dará uma coletiva.

Veja também:

 

Na solenidade de amanhã, ocorre o lançamento da pedra fundamental com investimento de duas empresas estrangeiras no valor de R$ 200 bilhões, sendo 100 bilhões de cada uma, para os próximos dez anos. A usina deve gerar 20 GW de hidrogênio verde.

“As duas empresas têm projetos semelhantes, ambas querem produzir hidrogênio verde,  amônia e ambas vão exportar parte da produção para a Europa e outros continentes e para o mercado brasileiro”, disse Victor Hugo. 

“São projetos ousados, cada um de 10 gigawatts de eletrólise para a produção de hidrogênio verde. Diante de um anúncio tão expressivo, que pode dobrar o PIB do Piauí, por conta do tamanho dos projetos, teremos a presença do vice-presidente da República, representando o governo federal”.

Alckmin é também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que aprova os projetos de Zonas de Processamento de Exportações. 

“O vice-presidente  Geraldo Alckmin é presidente o Conselho Nacional das ZPE. Por isso é importante essa ação integrada do governo federal com estadual”. 

Foto: Yala Sena/Cidadeverde.com

Empresas que vão investir

A Green Energy Park e a Solatio investirão R$ 200 bilhões ao longo dos próximos anos, com geração de mais de 20 mil empregos nesses projetos. Serão mais de 20GW de potência. As obras das usinas devem iniciar no final de 2024 e a primeira etapa deverá ser concluída em 2027, seguindo nas etapas seguintes até 2035.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais