Cidadeverde.com

Famílias são retiradas de áreas alagadas em Parnaíba; Três cidades do PI tem recorde de acúmulo de chuva

Foto: Reprodução redes sociais

Por Adriana Magalhães

A cidade de Parnaíba, a 340 km de Teresina, registrou 154 milímetros de chuva nas últimas 24 horas e deixou ruas e residências alagadas, principalmente na região conhecida como piscinão, no bairro Piauí. O Corpo de Bombeiros, uma equipe está no local retirando as famílias que residem em áreas de risco e que desejam sair.

"Estamos com uma equipe do Corpo de Bombeiros, com uma lancha, dando assistência às famílias que estão em situação de risco e querem sair do local, não temos dados ainda sobre a quantidade de famílias atingidas", disse o major Costa, comandante do 3° Grupamento de Bombeiros Militar de Parnaíba.

O bairro Piauí é um dos mais populosos de Parnaíba, a área conhecida como psicinão é o entroncamento de algumas ruas do bairro, numa área de depressão, que costuma acumular muita água da chuva.

Para minimizar o problema da região, a Prefeitura de Parnaíba colocou, há alguns anos, um sistema de bombas, que faz retirada da água da chuva do local. Mas segundo a climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Semarh, Parnaíba registrou um volume expressivo de chuvas em poucas horas.

"Municípios como Parnaíba, que receberam grande acumulado de chuvas em poucas horas, estão em alerta de risco hidrológico, também. São cidades que podem apresentar pontos de alagamento e de movimentação do solo, como deslizamentos de terra, explicou.

Ainda segundo a climatologista, as chuvas na região devem seguir até o dia 25 de fevereiro.

 

Maior volume de chuva

Piauí registrou os três maiores volume de chuva nas últimas 24 horas.

Os municípios de São João do Piauí, Parnaíba e Oeiras registraram os três maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Os dados do Inmet mostram que até as 8h desta quarta-feira (21) a cidade de São João do Piauí registrou 177,8 milímetros de chuva. O município fica localizado na região Sul do estado, na macrorregião do semiárido piauiense, e está distante cerca de 459 quilômetros de Teresina.

Já a cidade de Parnaíba, no Norte do Estado, registrou 154,8 milímetros de chuva. E o município de Oeiras, no Sul do Piauí, registrou 110,4 milímetros de chuva. Santa Cruz do Piauí (118 mm) e Ilha Grande (106 mm) também registraram chuva expressiva.

A previsão para todo o estado para os próximos dias segue sendo de chuva.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais