Cidadeverde.com

População de Parnaíba vai escolher obras a serem executadas na cidade

O Orçamento Participativo (OPA) 2024/2025 foi lançado, nesta quarta-feira (28), em Parnaíba, com recursos na ordem de R$ 10 milhões. Essa será a segunda vez que a população do município terá oportunidade de indicar e votar nos projetos e obras que serão executadas pelo Governo do Estado. A solenidade contou com a participação do secretário do Planejamento, Washington Bonfim, e da secretária de Estado das Relações Sociais, Núbia Lopes.  

No ano passado, o OPA registrou 52.352 votos da população. Teresina contou com 67 propostas eleitas e a cidade de Parnaíba elegeu 21 projetos.
 
O secretário Washington Bonfim enfatizou que a ideia é superar a participação popular do ano passado. “A primeira edição do OPA já foi um sucesso de participação e este ano a intenção é dobrar a quantidade de votos e a quantidade de entidades inscritas. A participação popular é essencial para o sucesso do programa ”, destaca o secretário.

Para a secretária Núbia Lopes, o OPA é uma forma de comunicação direta entre comunidades e gestores, pois a população aponta as demandas reais do local e o Governo direciona e canaliza os recursos para executar as obras.

Angela Damasceno, representante da Associação Comunitária do bairro Portinho, destaca a necessidade de cada vez mais entidades participarem do processo. “Escrevi minha associação no ano passado e conseguimos eleger uma obra que já está quase concluída e estou aqui novamente para aproveitar essa oportunidade e tentar trazer mais melhorias para o nosso bairro”, comenta. 

A representante da Associação dos Pescadores e Pescadoras Artesanais de Parnaíba, Maria das Graças Aquino de Sousa, destacou a necessidade de perceber e solucionar as dificuldades que as comunidades enfrentam e elogiou o trabalho do governador Rafael Fonteles por abrir este canal direto com a população. 

“Temos um governador que está aberto para trabalhar com as comunidades. Represento minha entidade e o que está acontecendo é um trabalho muito bonito. Se o governador criou esse orçamento participativo é para que as comunidades se unam e participem para expor as necessidades do nosso povo”, ressaltou.

O prazo para cadastramento de entidades e propostas iniciou dia 26 de fevereiro e vai até às 23h59 do dia 27 de março. As inscrições acontecerão via Portal do OPA, aplicativo Colab e Whatsapp, além de pontos físicos que estarão espalhados pelos municípios contemplados pelo programa.

Ccom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais