Cidadeverde.com

Preso em Operação Guarda-Costas tem envolvimento na morte de analista judiciário do Ceará

Foto: Ascom PF 

Por Marina Sérvio e Rebeca Lima 

Um homem que não teve a identidade revelada foi preso hoje (07) em Parnaíba durante a Operação Guarda-Costas por envolvimento direto no assassinato do analista judiciário do estado do Ceará, Haroldo Ximenes Júnior, de 53 anos, que foi morto dia 31 de outubro de 2023.

Em dezembro do ano passado, Adeilson do Amaral de Sousa, conhecido como "Kiko", de 35 anos, foi preso em Teresina apontado como líder de um grupo criminoso e investigado pela morte do analista e também por ter dado a ordem para outra execussão, dessa vez do inspetor da Polícia Civil do Ceará, Glicelio Felix de Almeida, de 41 anos. Os investigados da operação que acontece hoje fazem parte da cúpula desta mesma organização criminosa.

A Operação Guarda-Costas foi deflagrada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (07) pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PI), contra o crime organizado e lavagem de dinheiro. No total, a polícia deu cumprimento a 14 mandados judiciais, sendo oito de prisão temporária e seis de busca e apreensão.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações tiveram início em dezembro de 2023, com a prisão de "Kiko" e apreensão de um fuzil em Parnaíba, depois do compartilhamento de informações entre a FICCO/PI e a Polícia Civil do Ceará. 

Os trabalhos investigativos apontam indícios de crime de lavagem de dinheiro, como a utilização de terceiros para o registro de patrimônio obtido com recursos provenientes do crime.

Ainda segundo a PF, o foco dessas ações é a prevenção e a repressão à criminalidade violenta, particularmente no combate às facções criminosas, ao tráfico de drogas e armas, aos delitos de furto, roubo e receptação de cargas e valores, à lavagem e ocultação de bens, direitos e valores e demais crimes conexos, nos termos da legislação penal.

A Polícia Federal reforça que denúncias sobre atuação de facções criminosas, foragidos da Justiça, tráfico de drogas e outros crimes podem ser encaminhadas, de forma anônima, ao endereço eletrônico: bit.ly/denunciapcphb.

A operação é realizada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Piauí - FICCO/PI, composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Polícia Rodoviária Federal do estado, e se baseia no modelo cooperativo, no qual trabalham de forma integrada vários profissionais que compõem mais de um órgão do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais