Cidadeverde.com

Vídeo: ressaca marítima atinge bares e estabelecimentos no litoral do Piauí

As praias do litoral do Piauí registraram neste último final de semana a invasão de ondas em bares e estabelecimentos localizados na faixa de areia do mar. Populares gravaram o fenômeno conhecido como ressaca marítima.

O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, destacou que as mudanças climáticas potencializam o fenômeno.

“Em contexto de mudanças climáticas e até mesmo de El Niño, esse fenômeno pode ser potencializado, como nós observamos no litoral piauiense nos últimos dias. A condição térmica do Atlântico tropical está bastante majorada, uma anomalia positiva de temperatura que faz com que as condições de pressão e mesmo as condições de circulação atmosférica sejam profundamente alteradas, mas é importante computar que a condição topográfica, ou relevo submarino do nosso litoral contribui também para a intensificação dessas ressacas”, explica.

Werton Costa também faz um alerta para os banhistas e navegantes quando o mar estiver nessa condição.

“Geralmente elas ocorrem na fase outonal, ou seja, quando se aproxima da transição de março para abril, e essa condição térmica majorada deve continuar a influenciar positivamente a formação desses fenômenos, que são bastante arriscados para a navegação e principalmente para os banhistas”, acrescentou.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais