Cidadeverde.com

Procissão do Fogaréu acontecerá na próxima terça-feira

O Grupo Perseverantes do Espírito Santo (PES), da Paróquia de São Sebastião e a Associação Sociocultural Amigos  Perseverantes (ASCAP), realizarão na próxima terça-feira (26), a tradicional Procissão do Fogaréu, em Parnaíba.


De acordo com a organização, antes da procissão, acontecerá às 17h30 a santa missa na Paróquia de São Sebastião.


Procissão do Fogaréu

A Procissão do Fogaréu é uma tradicional procissão católica realizada anualmente, na quarta-feira santa.


A procissão encena a prisão de Jesus Cristo, com a iluminação pública apagada e ao som de tambores pelas ruas próximas à igreja. Os penitentes, vestidos em indumentária especial e representando soldados romanos, seguem então para a escadaria da Igreja de São Sebastião. Em seguida, acontecerá a prisão de Cristo. Este é representado por um estandarte de linho pintado em duas faces.

A indumentária utilizada pelos penitentes caracteriza-se por uma túnica comprida e e por um longo capuz cônico e pontiagudo, guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da semana santa na Espanha. Trata-se, com efeito, de um traje de origem medieval, o qual era costumeiramente utilizado por penitentes que assim podiam expiar seus pecados sem ter que revelar publicamente sua identidade.


Com informações Proparnaiba
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais