Cidadeverde.com

Parnaíba sedia encontro piauiense de História Cultural

Já em sua terceira edição, o encontro piauiense de História cultural, evento que sempre, tradicionalmente, é realizado pelo curso de História da UESPI de Parnaíba, traz como tema: GÊNERO, POLÍTICA E IDENTIDADE, a ser trabalhado nos quatro dias de duração do evento que vão dos dias 22 a 25 de Maio do corrente ano.


O evento é organizado pelo Centro acadêmico de História, Faculdade Internacional do Delta (FID), EUNI eventos universitários(Curso de Computação) e pela Universidade Estadual do Piauí.

O evento contará com seis conferências começando com a do Historiador Dr. Durval Muniz de Albuquerque Júnior (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Profª. Dra Rosângela Patriota Ramos(Universidade Federal de Uberlândia, Prof. Dr. Alcides Freire Ramos (Universidade Federal de Uberlândia), Prof. Dr. Carlos Lyra (Universidade Estadual do Piauí), Profª. Dra. Shara Jane Holanda Costa Adad (Universidade Federal do Piauí) e encerrando com Prof. Dr. Edwar de Alencar castelo Branco (Universidade Federal do Piauí).

Contará ainda com mini cursos com temas voltados para a Arte, Ensino de História, Educação, Memória, Corpo, gênero e sexualidade. Haverá também espaço para apresentação de trabalhos nos grupos de História e Gênero,  História e Cidade, História e Movimentos Sociais, História, Juventude e Micropolítica, História e Mídia, Memórias, Oralidade e Identidades.

É importante para os profissionais das diversas áreas, pois trata-se de uma temática de discussão atual que é trabalhada nos diversos setores da sociedade, além de ser um dos maiores eventos que serão realizados no espaço universitário estadual no ano de 2013. 

Parnaíba receberá pessoas de Floriano, Picos, Barras, São Raimundo, Teresina, Campo Maior, João Pessoa, Recife, Fortaleza, São Paulo e  Uberlândia. Dos cursos de Letras, computação, pedagogia, História, sociologia, filosofia, jornalismo, Artes plásticas e  Serviço Social. São 350 Professores, Historiadores, pesquisadores, politicos, estudantes, artistas, jornalistas, dramaturgos e estudantes dos temas da área.

Compreender a sociedade a partir dos diversos pontos de vista, enfatizando a importancia da educação, dos movimentos sociais, do conteúdo história e da cultura como fator decisivo na construção social. O evento terá 40h, e a experiência muito contribuirá para o desenvolvimento teórico-metodológico de todos, especialmente, em estudos que contemplem as questões de gênero e identidade.

As inscrições podem ser feitas pelo site: http://epihcu.euni.com.br/ , na Faculdade Internaconal do Delta ou com o Centro Acadêmico de História da UESPI.

A abertura será dia 22 de Maio às 19h no auditório da Universidade Estadual do Piauí, campus de Parnaiba com a palestra do Historiador Durval Muniz (UFRN) com o Tema: “Escritos no/do Armário: a correspondência íntima, a escrita de si e as identidades de gênero”.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais