Cidadeverde.com

Alunos da Uespi estudam condições hoteleiras no litoral

Alunos do 7º período de Administração da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Poeta Torquato Neto, realizam através da extensão um projeto para verificar as falhas na Gestão hoteleira do litoral piauiense e expor o que pode ser melhorado naquela região. A extensão universitária ou acadêmica é uma ação de uma universidade junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos. Essa ação produz um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado.

  

A professora Cyjara Orsano leciona na turma de administração e conta que o projeto começou com a iniciativa do diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), Marcello Atta, com uma viagem a Luís Correia, litoral piauiense, onde os estudantes identificaram pontos a serem melhoreados do potencial turístico do litoral, visitando 18 empreendimentos hoteleiros, como pousadas e hotéis, com entrevistas, pesquisas, análise de dados. “Baseado nesta coleta de dados a turma elaborou sete trabalhos, todos aceitos e apresentados na I Jornada Extensionista da Uespi, que aconteceu no mês de junho, onde cerca de 220 trabalhos foram apresentados ao todo”, explica.

Jefferson Moura, estudante do 7° período de Administração, enfatizou a importância de se fazer pesquisa aliada à extensão. “Eu já estava acostumado a fazer pesquisa, mas a experiência extensionista me deu outra visão sobre o que é fazer universidade e nosso papel. Saí dessa extensão em Parnaíba com uma maior responsabilidade sobre como podemos atender as demandas sociais por meio da universidade, e esse contato físico foi muito importante para essa percepção”.

A professora Cyjara ressalta ainda a importância da pesquisa e apresentação destes trabalhos tantos para os estudantes como para a própria rede hoteleira, visando contribuir com o potencial turístico do Piauí.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais