Cidadeverde.com

BID elabora plano de negócios para a ZPE Parnaíba

Consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) virão ao Piauí, nos dias 22 e 23 de agosto, para dar início à elaboração de um plano de atração de investimentos e promoção da exportação para o Piauí. O projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento Produtivo (Prodepro), desenvolvido através da parceria entre o Banco do Nordeste e o BID.

O projeto terá a duração de quatro anos e deverá fortalecer o posicionamento estratégico do Piauí como destino de investimentos estrangeiros, desenvolver e executar estratégias para a promoção e retenção de investimentos e diversificar a estrutura exportadora do Estado.

“Esta reunião, marcada para o fim do mês, será o início da elaboração do plano, quando serão definidas claramente suas áreas de atuação e também serão colhidas as informações necessárias com os gestores”, explicou o presidente da ZPE Parnaíba, Mirocles Veras.

O Piauí e o Ceará foram selecionados para serem projetos-piloto deste investimento a curto prazo que serão desenvolvidos sem ônus para os Estados. No Piauí, além da ZPE Parnaíba, outras áreas do desenvolvimento econômico serão beneficiadas pelo Programa.

Entre as ações que devem estar contidas no plano está a capacitação de uma equipe técnica para atração do empresariado, a participação em feiras e eventos, além de visitas a grupos empresariais internacionais.

De acordo com o diretor técnico-comercial da ZPE Parnaíba, Dinarte Porto, o Plano que será elaborado pelos consultores do BID é a ferramenta que faltava para a ZPE conseguir atrair os investidores, onde eles estiverem. “O plano dará uma guinada na atração de investimentos nacionais e internacionais”, frisou.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais