Cidadeverde.com

UFPI aumenta número de vagas para curso de Medicina

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Arimateia Dantas Lopes, anunciou a oferta de 260 vagas para o curso de Medicina, sendo 120 em Teresina, 80 em Parnaíba e 60 em Picos. Com isso, o Piauí ganha 180 novas vagas por ano para Medicina, apenas na UFPI, sem contar com vagas oferecidas por outras instituições. 


Quanto ao curso de Medicina de Parnaíba, previsto para iniciar em 2014, o Governo do Estado já encaminhou à Funasa (Fundação Nacional de Saúde) o termo de acordo para que possa ser concluído o processo de cessão do Hospital Regional Dirceu Arcoverde (HEDA) para a UFPI, a fim de que a unidade de saúde funcione como hospital escola para o curso de Medicina no município.

Para Picos, o Ministério da Educação (MEC) já autorizou a criação do curso, faltando apenas uma vistoria dos técnicos para verificação da estrutura. O problema tem gerado discussão na universidade em Picos e poderá ser resolvido com a construção do Centro de Referência Médica. 
 
"Consegui do Ministério da Saúde o valor de R$ 34,6 milhões para construção do centro. Os recursos estão disponíveis na Caixa e podem ser utilizados pelo Governo Estadual para a obra", conta o deputado federal Assis Carvalho.

O deputado destaca também que tem articulado a luta para implantação de cursos de Medicina em Parnaíba e Picos, buscando apoio junto aos ministérios da Educação e Saúde, governo do Estado e da própria UFPI, que tem papel fundamental na elaboração dos projetos, encaminhamento de todos os trâmites formais, organização da estrutura e a própria implantação do curso.


Com informações Proparnaiba
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais