Cidadeverde.com

Ministério Público inicia retirada de ambulantes das ruas

O Ministério Público iniciou na manhã desta terça-feira (14) a desobstrução de praças calçadas e avenidas de Parnaíba. A ordem é retirar barracas, toldos e tendas que obstruam as ruas do município. 

Fotos: Proparnaiba

De acordo com promotor de Justiça Antenor Filgueiras Lobo Neto existem Leis Federais, Estaduais e Municipais, sobre este fim. No entanto, estavam sendo solicitados junto a Prefeitura de Parnaíba que estas normas fossem cumpridas, no sentido que sejam desocupados todos os logradouros públicos, principalmente as praças, as divisórias de avenidas e as calçadas.

A iniciativa foi do Ministério Público e da Empresa Parnaibana de supervisão e abastecimento (EMPA) através de seu presidente José Romualdo Seno Araújo e o promotor de Justiça, Antenor Filguerias  Lobo Neto. 


Antenor Filgueiras frisou bem que "a nossa intenção não é punir ninguém, mas para que as pessoas antes de serem notificadas tenham a possibilidade de voltarem à regularidade”. O promotor disse que a finalidade é que as pessoas desocupem, principalmente, um espaço de um metro e vinte das calçadas, o que é previsto no código de posturas do Município de Parnaíba.

Havendo resistência, o procedimento do Ministério Público será desde uma intervenção, no caso de comerciantes na Receita Federal, Secretária da Fazenda fiscalizando as notas fiscais das suas mercadorias; averiguação de Alvarás, além de acionar a vigilância sanitária, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Ministério Público. Enfim, todos os aparatos que existem para responsabilizar não só criminal mais civilmente também.

O intuito da ação é propiciar à Parnaíba, que é uma cidade turística, uma melhor acessibilidade urbana; pois os tais programas não podem acontecer sem que sejam desocupadas as praças, ruas e avenidas e calçadas de toldos, banners, placas faixas que são colocadas de forma de irregular. A remoção ficará por conta da EMPA, através de ofício com base na Lei 10.257.

Com informações de Proparnaiba
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais