Cidadeverde.com

Prefeitura apresenta projeto de revitalização da orla da praia Pedra do Sal

A orla da Praia da Pedra do Sal, em Parnaíba, será urbanizada e contará  novas barracas padronizadas, acessos com pavimentação poliédrica, área de estacionamento e pátio de manobras, pista de cooper, sistema de destinação de efluentes líquidos e um centro de artesanato.


O projeto, elaborado pela prefeitura de Parnaíba através da Superintendência de Turismo, foi apresentado aos proprietários de bares e restaurantes da orla nesta quinta-feira (02).

De acordo com informações da Superintendência de Turismo, a intenção é mobilizar diversas instituições e a comunidade local para manutenção dos empreendimentos da orla marítima. 

"Mais que a urbanização, será dada ênfase à gestão da orla, através de medidas que compreendem a qualificação das pessoas que trabalharão nos novos empreendimentos. Para a manutenção da qualidade do serviço, haverá parceria com a Universidade Federal do Piauí, que fará o monitoramento nas questões ambientais, administrativas, turísticas e biológicas", disse o superintendente de Turismo Marcos Vinícius.

O Sesc será o responsável pela oferta de cursos voltados a arte. A Secretaria do Trabalho pelos cursos do Pronatec a serem ofertados aos barraqueiros e demais envolvidos. A Sedesc fará o acompanhamento psicológico e social da comunidade e o Sebrae será responsável pela análise técnica e implementação do Selo de Qualidade e Sustentabilidade em todas as barracas. 

“Isso vai incentivar o turismo para nossa praia que vai se  desenvolver totalmente”, destaca Fernando Batista dos Santos, presidente da Associação dos Barraqueiros da Pedra do Sal.

O projeto visa ainda pretende ampliar a geração de renda, estimular as atividades profissionais, proporcionar qualidade na gestão, desenvolver sócio e economicamente a comunidade da Pedra do Sal

O superintendente ressalta que a intervenção se destina a transformação da praia da Pedra do Sal. As obras deverão ter início somente no final de 2015.

"Estamos analisando a gestão de empreendedorismo nas barracas, a remoção das barracas antigas e o destino a ser dado, quem terá direito as novas barracas, a quem será dado o treinamento, as consultorias, como será o layout, qual o destino das pessoas que não forem contempladas", finaliza Marcos Vinícius.


Com informações Proparnaiba
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais