Cidadeverde.com

Deputado solicita instalação de agência do Hemopi no Hospital Regional de Parnaíba

O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PTC) apresentou nesta segunda-feira (13) requerimento na Assembleia Legislativa solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria  de Estado da Saúde (Sesapi) a implantação de uma agência do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Hemopi) nas dependências do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), na cidade de Parnaíba, localizada 320 quilômetros ao Norte da capital Teresina.

De acordo com o parlamentar, devido à distância entre o Heda e o hemocentro regional, as bolsas de sangue demoram pelo menos uma hora para chegar ao centro cirúrgico, diminuindo as chances de recuperação de pacientes em estado grave, como vítimas de armas de fogo ou arma branca.

“É essencial que um hospital do porte do Heda tenha, em suas dependências, um banco de sangue. As chances de pacientes graves, que perdem muito sangue, aumentam com a realização de uma transfusão rápida. Já falei com o doutor Jurandir Martins, diretor do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), e ele compreendeu a necessidade”, ressalta Dr. Hélio.

Na mesma sessão, o parlamentar solicitou à Águas e Esgotos do Piauí S.A. (Agespisa) a expansão da rede de abastecimento de água no município de Ilha Grande do Piauí, que deverá ser estendida até o bairro Pantanal. A medida deve contemplar centenas de moradores na região.

“A Agespisa tem como objetivo executar a política de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do Piauí, por isso solicitamos a expansão do fornecimento de água naquela região, onde cerca de 150 pessoas não têm acesso a água tratada”, explicou o parlamentar.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais