Cidadeverde.com

Laudo aponta que barragens são responsáveis por seca da Lagoa do Portinho

Um laudo técnico apresentado por um professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) aponta que a existência de duas barragens é a principal razão da seca da Lagoa do Portinho, em Parnaíba, cidade localizada a 320 quilômetros da capital Teresina.

 

De acordo com o estudo feito por Valdecir Galvão, que tem pós-doutorado em Meio Ambiente, se as duas barragens não forem demolidas, a Lagoa do Portinho corre o risco de secar novamente em novembro ou dezembro.

"É claro que ntem o gator das chuvas, mas se não existissem as barragens, a Lagoa do Portinho não teria secado. O nível teria baixado, mas a lagoa não teria secado", argumentou o professor.

Valdecir Galvão recomenda a demolição imediata das barragens. "A água é de benefício público. As barragens causam um impacto violento. Tem que derrubar. Ainda assim, a Lagoa do Portinho vai demorar anos para se recuperar", comentou o estudioso.

Responsável por acompanhar o caso, o promotor Antenor Filgueiras Lobo Neto aguarda mais laudos que apontem para o mesmo sentido. "A partir daí, faremos as demais diligências in loco", observou.

No último dia 23 de abril, Antenor Filgueiras e representantes da Câmara Municipal de Parnaíba, Polícia Federal, Polícia Civil, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e Ibama fizeram uma visita técnica a uma das barragens construída no leito do rio Marruás, que alimenta a Lagoa do Portinho.

Flávio Meireles
Com informações de Darival Júnior (TV Cidade Verde)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais