Cidadeverde.com

Parnaíba comemora aniversário de 171 anos com solenidades

Parnaíba comemora nesta sexta-feira (14) seu aniversário de 171 anos de emancipação polícita. Dentre as solenidades cívicas haverá uma missa em ação de graças pelo aniversário da cidade e o hasteamento das bandeiras, com participação de alunos da rede pública de ensino. O governador Wellington Dias participa das solenidades e ainda da inaugurações da Unidade Básica de Saúde “Maria de Lourdes Brito Veras”, no bairro de Fátima, e do Complexo da Polícia Civil, solenidade que contará com a presença do secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu.

A obra do Complexo de Delegacias de Parnaíba estava paralisada desde o ano passado e foi concluída com recursos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 553.010,06. Além da nova estrutura física, móveis e equipamentos foram adquiridos para dar mais qualidade e conforto para o atendimento à população dos municípios da região.

O Complexo receberá o nome de “Delegado Evaldo Dias de Farias”, uma homenagem ao ex-coordenador da Delegacia do Silêncio, falecido em junho deste ano. O local vai unificar o trabalho da Polícia Civil no município.

“No mesmo local a população terá a Delegacia Regional, 1º e 2º DPs, além das Delegacias da Mulher e do Menor. Ou seja, uma central de registro de Boletins de Ocorrência 24h por dia para qualquer ocorrência nos dez municípios da região”, explicou Rodrigo Moreira, delegado regional de Parnaíba.

No Complexo não há celas para custódia de presos, o que garantirá maior eficiência no trabalho policial mesmo sem aumento no efetivo. Segundo Rodrigo Moreira, isso será possível porque, além da integração dos serviços, a Polícia Civil poderá exercer diretamente sua função constitucional. “Não teremos celas. Assim, podemos nos dedicar à investigação de crimes e dar respostas mais rápidas à população porque permite a especialização de equipes conforme crime. Com esse novo espaço o efetivo estará melhor adequado para acelerar investigações de forma integrada com todas as unidades policiais”, concluiu.

O Complexo de Segurança Pública “Delegado Evaldo Dias De Farias” beneficiará diretamente cerca de 264.343 habitantes dos municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Luis Correia, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio, Caxingó, Caraúbas, Cocal e Cocal Dos Alves.

Bombeiros
A entrega da viatura ao Corpo de Bombeiros marcará o encerramento do Curso de Resgate Veicular, realizado, durante esta semana, pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal de Parnaíba. O curso é parte das ações de investimento na capacitação e qualificação técnica do CBMEPI.

Confira a programação:

14 de agosto (sexta-feira)

7h – Missa em Ação de Graças pelos 171 anos de elevação de Parnaíba à categoria de cidade.

Local: Igreja de Santo Antônio, Praça Santo Antônio.

8h – Solenidade Cívica de Hasteamento das Bandeiras com a participação de alunos das redes pública e privada de ensino.

Local: Centro Cívico.

8h30 – Inauguração da Unidade Básica de Saúde Maria de Lourdes Brito Veras.

Local: Rua Joaquim Santos, Bairro de Fátima.

9h30 – Inauguração do Complexo da Polícia Civil.

Local: Rua Francisco Severiano, Bairro São Francisco da Guarita.

10h30 – Inauguração do Espaço de Incubação Acadêmica no Pólo Tecnológico de Parnaíba.

Encerramento do curso de Resgate Veicular que está sendo realizado pelo Governo do Estado e Prefeitura de Parnaíba.

Local: Escola Parnaibana de Gestão Pública (Dunnas Shopping).

16h – Visita às obras de mobilidade urbana que estão sendo executadas pelo Governo do Estado do Piauí e Prefeitura de Parnaíba.

Local: Avenida São Sebastião, Rua Tabajara e Bairro Conselheiro Alberto Silva.

17h30 – Desfile Cívico Escolar

Local: Avenida São Sebastião, acima do Balão do Mirante.

19h – Culto em Ação de Graças pelos 171 anos de elevação de Parnaíba à categoria de cidade.

Local: Igreja Evangélica El Shadday, situada à Rua Anhanguera, Bairro Piauí.

23h – Shows musicais – 3ª Feira do Agronegócio da Planície Litorânea e 34ª Expoapa.

Local: Parque de Exposições Francisco Borges dos Santos.

Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com