Cidadeverde.com

Avanço das dunas faz com que motoristas atolem carros em estrada no litoral

O avanço das dunas tem causado complicações aos turistas que pretendem visitar um dos cartões postais do Piauí, a Lagoa do Portinho, situada em Parnaíba, a 318 km de Teresina. No último fim de semana, condutores de ônibus e carros pequenos atolaram na via. A situação é pior para quem conduz veículos de carga. 

         Fotos: Portal do Catita

"Parei para ajudar um amigo e fiquei atolado. Eles foram e nós ficamos. A areia está muito seca e solta", conta o motorista de caminhão, Francisco Xavier. 

A duna que invade a pista de acesso ao balneário no litoral piauiense tem cerca de 20 metros de altura e já é um problema histórico. A estiagem e os fortes ventos contribuem para que o enorme banco de areia avance rapidamente para a estrada. 

"Por semana, tiramos do local cerca de 40 carradas, ou seja, em média 600 toneladas. Temos tentado deixar a via desobstruída para que as pessoas tenham o direito de vir, mas a ação da natureza é muito maior. A partir do momento que a gente tira, com poucos dias a areia se movimenta de novo", disse Paulo César, superintendente de Serviços Urbanos e Defesa Civil de Parnaíba. 

 

 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Darival Júnior (correspondente da TV Cidade Verde)