Cidadeverde.com

Forças de segurança terão Centro Integrado de Operações no litoral

O 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí vai modernizar seu aparato de segurança pública através de uma infraestrutura tecnológica de comunicação, sendo um Centro Integrado de Operações. Até então, as viaturas da Polícia Militar são localizadas e repassadas ocorrências a partir de informações transmitidas via rádio, sendo que, algumas vezes, não há confiabilidade na informação. Outra realidade é o acesso as informações da Polícia Militar por criminosos na região, inclusive já foram feitas apreensões de rádios amadores.

Na semana passada foi iniciado o processo de modernização de comunicação da Polícia Militar no litoral do Piauí. Um prédio está sendo construído na Rua Anhanguera, Bairro Pindorama, junto as torres repetidoras de sinal das emissoras de canal aberto de televisão. Um técnico da Motorola também esteve em Parnaíba realizando uma análise técnica para instalação do equipamento de comunicação digital para o combate ostensivo à criminalidade e melhor atendimento ao cidadão. As viaturas terão a locomoção monitorada via Global Positioning System (GPS).

A intenção ainda é integrar órgãos de segurança como Polícia Militar, Samu, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal de Parnaíba e outros a um único centro de atendimento. Os solicitantes ligarão para os números específicos de cada corporação que chegam ao Centro Integrado de Operações, de onde a demanda passa a ser atendida. Desta forma, o que acontecer no CIO será gerado para todas as forças de segurança envolvidas no sistema de forma instantânea e com as estatísticas unificadas. As ligações serão gravadas e os casos registrados para composição de estatística de atendimento e perfil das ocorrências. A previsão é que o novo sistema orçado em torno de dois milhões de reais seja inaugurado no dia do Piauí.

Com informações de Proparnaíba
cidades@cidadeverde.com