Cidadeverde.com

Feira do Empreendedorismo acontecerá de 27 a 30 de outubro, em Parnaíba

A Feira do Empreendedorismo movimentará Parnaíba entre os dias 27 e 30 deste mês. O evento, que envolve oportunidades de negócios e capacitação, acontecerá no Centro Esportivo Dirceu Arcoverde, o Verdinho, sendo uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí.

O objetivo é fomentar a competitividade e sustentabilidade dos negócios existentes e incentivar a abertura de novos negócios, através da educação empreendedora, apresentação de oportunidades, informação e orientação sobre acesso ao crédito, a mercados e a novas tecnologias.

“Este é um evento que acontecerá pela primeira vez em Parnaíba. Nessa feira, os visitantes encontrarão tudo o que está relacionado ao universo empresarial. Teremos palestras sobre temas variados, exposição de franquias e de empresas de máquinas e vendas porta a porta, seminários, corrida de startups, atendimento especializado, e outras atividades que tornarão o Verdinho um local propício para obter conhecimento e acessar oportunidades de negócios”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

Os potenciais empreendedores terão a oportunidade de obter informações sobre os segmentos da economia local com os quais o Sebrae trabalha, de entrar em contato com fabricantes de pequenas máquinas, ofertantes de franquias, empresas em busca de representantes ou distribuidores de produtos/serviços, além de empresas interessadas em transferir tecnologia.

OS ESPAÇOS DA FEIRA

Expositores de franchising, máquinas e equipamentos; empresas dos setores de representação e porta a porta; e empresários de tecnologia da informação apresentarão novidades e tendências de mercado desses segmentos na Arena de Oportunidades de Negócios.

A gastronomia, os atrativos turísticos da Rota das Emoções e o artesanato serão os destaques da Arena Comércio e Serviços. Nesse ambiente também serão apresentadas as principais ações do Sebrae voltadas para os empresários do setor de saúde.

Informações e orientações técnicas sobre a apicultura, fruticultura e piscicultura poderão ser obtidas no espaço do Agronegócio. Na Arena Indústria, o visitante terá acesso a oportunidades desse setor e ainda poderá aprender sobre modelagem de negócios e conhecer cases de sucesso de startups.

No local, o público também terá acesso a dicas e informações sobre abertura de empresas e sobre ideias e sugestões para melhorar a gestão de um empreendimento já existente.

A Arena do Conhecimento abrigará as palestras, oficinas e rodadas de negócios. Nesse espaço serão também exibidos filmes sobre liderança e superação no Cine Sebrae. Já na Livraria Sebrae, o visitante encontrará cartilhas, manuais, artigos e outras publicações que tratam de gestão empresarial, agronegócios e empreendedorismo.

CAPACITAÇÕES

Palestrantes de renome nacional marcarão presença da Feira do Empreendedorismo de Parnaíba, entre eles Gustavo Cerbasi, Gil Giardelli, Raimundo Martins, Bel Pesce e Walter Rodrigues.

Gustavo Cerbasi ministrará a palestra Escolhas Inteligentes para o seu Bolso e sua Vida. Cerbasi é mestre em Administração/Finanças pela USP, formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, com especialização em Finanças pela Stern School of Business – New York University e pela Fundação Instituto de Administração, FIA. Autor de diversos livros, entre eles o best-seller Casais Inteligentes Enriquecem Juntos. É colunista da Rádio Globo, da revista Época e do programa Mulheres (TV Gazeta), além de colaborador de diversos outros veículos de mídia impressa, televisiva e internet.

Gil Giardelli, estudioso da cultura digital, com mais de 15 anos de experiência, vai falar sobre Empresas do Século XX, Pessoas do Século XXI. Giardelli é web ativista e, por onde passa, difunde ideias inovadoras e inspira o empreendedorismo social no Brasil.

A palestra Criando Oportunidades será ministrada por Bel Pesce, empreendedora apaixonada por negócios e fundadora da FazInova, uma escola que ajuda pessoas e realizarem seus sonhos. Bel é escritora e autora de três best sellers: A Menina do Vale, Procuram-se Super Heróis e A Menina do Vale 2. A palestrante foi eleita pela época como uma das 100 pessoas mais influentes do país, e pela Forbes como um dos 30 jovens mais promissores do Brasil. Recentemente, foi vencedora do Women´s Initiative Awards. É colunista da Revista Exame, do Jornal Estado de São Paulo e da Rádio CBN.

O escritor, ator e jornalista Raimundo Martins ministrará a palestra Inovação. Martins já dirigiu empresas do ramo de comunicação e de varejo, e atualmente produz e apresenta o programa Estado de Excelência, um observatório de boas práticas empreendedoras, veiculado pela emissora da Band, em Santa Catarina, e também disponível na internet.

Walter Rodrigues também abrilhantará a Feira do Empreendedorismo. Sua palestra vai tratar sobre Caminhos da Moda: Cenário e Oportunidades. Rodrigues é um dos nomes mais fortes da moda brasileira, já tendo desenvolvido diversos projetos com artesãos e empresários do Piauí, sempre com foco na identidade local.

Oficinas gastronômicas de processamento de frutas orgânicas, preparo de tapiocas, saladas, molhos, sucos e caipifrutas também estão na programação da feira. A chef Mônica Rangel comandará a oficina Minas com Sotaque Piauiense. Mônica, que é grande representante da cozinha nacional e está à frente do Restaurante Gosto com Gosto (RJ), esteve no Piauí desenvolvendo um trabalho para o Festival Gastronômico Maria Izabel, que aconteceu em Teresina, em agosto. O resultado desse trabalho será apresentado durante essa oficina em Parnaíba.

Outra atividade que acontecerá como parte da programação da Feira do Empreendedorismo é o Seminário Fomenta, cujo objetivo é estreitar as relações comerciais entre a administração pública e as micro e pequenas empresas e os produtores rurais.

Durante o seminário, serão apresentadas a legislação e a importância dos pequenos negócios nas compras públicas. Também será tratado sobre a Lei Complementar 147, que normatiza as contratações públicas da administração direta e indireta, e prevê que deverá ser realizado processo licitatório destinado exclusivamente à participação dos pequenos negócios nos itens de contratação cujo valor seja de até R$ 80 mil.

CORRIDA DE STARTUPS

Ainda como parte da programação da Feira do Empreendedorismo acontecerá uma Corrida de Startups. Essa ação é um concurso cultural que propõe o amadurecimento de idéias de startups e premia a melhor. Durante os quatro dias as equipes inscritas terão a oportunidade de amadurecer suas idéias de negócios, com o auxilio de mentores especialistas em criação de startups.

Para participar, o candidato deve preencher o formulário de inscrição no endereço eletrônico www.feiradoempreendedorismo.com.br/corrida-de-startups/ e aguardar a divulgação dos projetos selecionados. Os 16 melhores projetos participarão da Corrida de Startups durante a Feira do Empreendedorismo, em Parnaíba.
Além de dar orientações, os mentores ministrarão palestras com temas relevantes para a criação de uma startup de sucesso. No último dia do evento, uma banca julgadora irá avaliar o resultado, através dos pitchs (apresentação do projeto inovador) das equipes. Os três primeiros colocados receberão prêmios.

O acesso à feira é gratuito, mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais