Cidadeverde.com

Parnaíba: Festival Internacional de Bonecos é adiado para dezembro

O Festival Internacional de Bonecos do Piauí, que aconteceria em Parnaíba entre 23 e 28 de novembro, foi adiado. A nova data do evento é de 7 a 12 de dezembro. Segundo o coordenador do festival, Chagas Vale, a mudança de data aconteceu por causa de sua saúde. Vítima de uma assalto no começo de novembro, o artista recebeu a recomendação de repousar mais um período antes de voltar às suas atividades de trabalho.

“Ainda estou me recuperando  dos tiros que atingiram meu  braço esquerdo  e minha mão direita. Como ainda  está recente, o médico me orientou a aguardar 30 dias para poder voltar às atividades de trabalho. Então resolvemos mudar a data do evento para começarmos no dia 7 de dezembro, com um desfile cênico no Centro de Parnaíba”, explicou Chagas Vale.

Dez grupos de Chile, Cuba, Peru e Argentina participarão do festival, além de bonequeiros brasileiros de Piauí, Distrito Federal, Rio Grande do Sul  e Rio Grande do Norte. As apresentações acontecerão em 40 escolas municipais de Parnaíba e devem envolver  cerca de  16 mil estudantes. Os espetáculos acontecerão  também no SESC e no Calçadão Cultural Beira Rio. Todas as apresentações serão abertas ao público.

Além dos espetáculos, o evento também promoverá oficinas voltadas para educadores, artistas, alunos e comunidades em geral. As oficinas serão gratuitas e ministradas em espaços públicos como o Casarão Simplício Dias e Uespi.

As aulas acontecerão durante quatro dias em horários específicos, com a carga horária de 16h aulas. Os cursos oferecidos serão: A Arte de Contar de Histórias, com a atriz piauiense e professora Talita do Monte; Construção e Manipulação de Bonecos com o artista piauiense Afonso Miguel; Teatro de Bonecos Para Educadores que será ministrado por Ricardo Moreira e Teatro de Miniaturas com as cubanas Yaqui Sainz e Geraidy Brito.

As inscrições para as oficinas já estão abertas. Quem deseja participar do curso de Teatro de Miniaturas podem se dirigir a Casa Simplicio Dias com Cristiano Cordeiro. As outras oficinas, as inscrições acontecem na UESPI com a professora Dude.

Durante os seis dias de festival, 10 grupos irão se apresentar. A abertura do evento contará com um desfile cênico que sairá pelas ruas do centro de Parnaíba. A ação reunirá Bonecos Gigantes, Palhaços Perna-de-Pau, Cabeçudos, Dragão Chinês, Jaraguá, Ema, Grupos artísticos de Parnaíba, a Banda de Música da Prefeitura e outras expressões da cultura popular.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais